Usuários já começam a sentir os efeitos do prontuário eletrônico

Agência Aracaju de Notícias
20/07/2018 15h02

Um paciente precisa de acompanhamento médico porque faz tratamento de diabetes, porém, recentemente, mudou de bairro e, consequentemente, precisou mudar de unidade de saúde. Na nova unidade, entretanto, ele precisou reiniciar todo o processo porque nela não existia um prontuário com seus dados. Foi justamente para evitar esse tipo de transtorno que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), implantou o prontuário eletrônico. A primeira Unidade de Saúde da Família (USF) a receber a nova tecnologia foi a Amélia Leite, no bairro Suíssa. 

Inicialmente, 18 das 44 unidades que estão passando por revitalizações, reformas e ampliações irão receber a instalação do sistema. Este integrará todas redes de atendimento municipal, como a Rede de Atenção Primária (Reap), a Rede de Urgência e Emergência (Reue) e a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), e também com os Centro de Especialidades Médicas (Cemar). Com o prontuário, será possível evitar a duplicidade de cadastros, economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também irá melhorar a produtividade, controlar o estoque da farmácia e dar mais segurança nas informações.

A secretária da Saúde, Waneska Barboza, foi conferir como estava a rotina da USF Amélia Leite após a chegada do novo sistema. "O sistema tem sido muito bem aceito pela população, pelos servidores. Há uma organização maior, não só na recepção da unidade, mas em todo o processo de atendimento do usuário. Os profissionais estão apoiando porque eles podem ter acesso de maneira ampla. Nosso intuito foi justamente fazer com que o prontuário eletrônico viesse para garantir mais qualidade no atendimento à população", afirmou. 

Para a gerente da unidade, Daisy Borges, o primeiro passo para que o sistema fosse bem aceito teria que partir dos servidores e assim foi feito. "Eles se preocuparam em se capacitar, afinal, mesmo sendo um sistema simples, é sempre necessário ter atenção justamente para os detalhes para que não haja erro. Quando começamos a colocar em prática, sentimos a diferença na nossa rotina e isso foi passado para o usuário que também começa a perceber a agilidade do serviço", destacou. 

Dona Vilma dos Santos, de 53 anos, é hipertensa e, tempos atrás, foi a uma unidade de saúde e o seu prontuário havia sumido, problema que não irá mais acontecer com a implantação do sistema. "Agora, teremos mais segurança. Já tive que passar muito tempo esperando para acharem prontuário e fico mais aliviada em saber que tudo ficará mais ágil. Acredito que a população só tem a ganhar", considerou.

Suzana Nascimento foi à Amélia Leite para vacina a filha de dois anos. Até mesmo esse simples procedimento terá melhorias com o prontuário eletrônico. Com o sistema, haverá integração do registro de vacinas em todas as unidades de saúde. "Já trabalhei em posto de saúde e via como era a rotina, por vezes desgastante. Deu para perceber que está mais organizado, mesmo na parte de vacinação. Perdemos menos tempo na unidade e isso facilita muito no dia a dia", contou.

Gilcilene dos Santos se deu conta de algo estava diferente assim que entrou na unidade e viu o painel eletrônico. "Não existe mais um paciente passar na frente do outro ou coisa do tipo. Além disso, sinto que vai ser mais prático mesmo se eu precisar ser atendida em outra unidade. É, de fato, um ganho para a população", frisou. 

Nos próximos dias, o prontuário será implantado na Marx Carvalho e na Manoel de Souza Pereira. O intuito é implantar o sistema em três unidades a cada mês.