Ecoponto passa a fazer parte da rotina de moradores do Ponto Novo

Serviços Urbanos
29/11/2021 18h10

Inaugurado há pouco mais de quinze dias pela Prefeitura de Aracaju, a Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto), no Ponto Novo, já entrou na rotina dos moradores do bairroe. A unidade, a quinta a ser instalada no município, é administrada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O pedreiro Reginaldo Santos, que reside bem próximo ao local onde foi erguida a nova unidade, na rua Santa Bernadete, conta que já fez uso do espaço que, segundo ele, contribuiu para a transformação da paisagem do bairro. 

“A chegada desse ecoponto foi excelente para os moradores e comerciantes da comunidade. Trabalho no ramo da construção civil há muitos anos e sei o quanto é importante uma área como essa, onde podemos descartar as sobras da maneira correta”, afirma ele ao avaliar o serviço que auxilia no combate ao descarte irregular de rejeitos, em logradouros públicos e áreas ambientais da capital.

“Foi uma maravilha a construção desse ecoponto aqui", diz o aposentado, Gervásio Oliveira de Jesus, morador do Ponto Novo há cerca de 30 anos. "Antes, essa região era cheia de entulho, lixo e ficava com mau cheiro. Por mais que a Prefeitura limpasse, os carroceiros e a própria população tornavam a jogar em qualquer lugar. Agora, não temos do que reclamar, pois fica tudo organizado com a ajuda dos funcionários que recebem o material”, destaca.

Estrutura
O ecoponto do bairro Ponto Novo, situado na rua Massaranduba, segue o mesmo modelo dos outros quatro em funcionamento na cidade. Nele, a população pode contar com um caixa estacionária de 5 m³, para os chamados volumosos, como podas, móveis grandes, embalagens e outros objetos de origem não industrial, uma caixa para resíduos da construção civil de 30 m³ e quatro contentores de 240 litros, além de um contentor de um mil litros para resíduos recicláveis e eletrônicos. 

A unidade de entrega funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. O espaço não recebe lixo domiciliar e todo o material recolhido segue para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).