Servidores da Seplog realizam exames médicos periódicos

Planejamento e Orçamento
22/02/2022 21h00

Garantir a valorização e qualidade de vida dos servidores municipais é um dos projetos intersetoriais do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Neste sentido, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) iniciou nesta terça-feira, 22, um calendário para a realização de exames periódicos dos 255 profissionais que atuam na Secretaria, na Escola de  Governo e Administração Pública (Esgap) e no Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev). A realização dos exames segue nos dias 8, 9 e 10 de março.

De acordo com o gestor da Seplog, Augusto Fábio, a medida visa proporcionar melhor qualidade de vida aos servidores, no sentido de auxiliar o Executivo Municipal a traçar estratégias de prevenção a saúde deles. "Além disso, as informações levantadas a partir dessa ação iniciada hoje também servirão para que a Prefeitura possa atender as exigências do e-Social, para o qual terá que encaminhar dados referentes à saúde e segurança do trabalhador, a partir de julho deste ano", explicou.

Augusto Fábio acrescentou ainda que, com a realização dos exames periódicos de todos os servidores da Secretaria, será possível saber quais os perfis relacionados a diversos tipos de patologias e, com isso, desenvolver medidas e ações que vão impactar, inclusive, na redução significativa do percentual de absenteísmo, a partir de projetos implementados de forma intersetorial. "Iniciamos hoje, com cerca de cinquenta servidores e até o final da primeira quinzena de março todos os nossos servidores já terão sido examinados", afirmou.

Há mais de três décadas atuando na Seplog como agente administrativo, Admir José de Almeida celebrou a ação. "Eu achei ótimo, pois é uma forma de prevenir que os servidores  adoençam e de garantir que a gente trabalhe de forma mais saudável", disse.
 
Corroborando com o colega, o auxiliar de apoio administrativo, Adaias Batista dos Santos, e que também é servidor da Prefeitura há mais de trinta anos, destacou ser a primeira vez que realiza exames periódicos na Secretaria.

Para a coordenadora  psicossocial da Esgap, Ana Dalva, a Prefeitura de Aracaju sempre se preocupou com a parte física e emocional dos  servidores municipais. "Eu vejo que esta é mais uma das importantes ações que o Executivo vem realizando ao longo desta gestão, no sentido de promover o nosso bem-estar. Enquanto servidora da Escola de Governo, tenho percebido essa preocupação de ir além da capacitação, mas melhorar o dia a dia no ambiente de trabalho, que passa a ser mais humanizado, e fora dele também", falou.

Quem também aprovou a medida foi o servidor do Ajuprev, Douglas Fonseca de Jesus. "E um momento ímpar, acredito, para todos os servidores da Seplog e órgãos vinculados, pois estamos tendo a oportunidade de realizar exames periódicos que, além de avaliar a situação clínica da gente, também os resultados servirão como base para que diversos outros projetos continuem sendo implantados pela gestão, no sentido de proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, garantindo com isso uma prestação de serviço ao cidadão cada vez melhor", destacou.  

Centro Médico
Os exames periódicos estão sendo realizados pelo Centro Médico do Trabalhador (CMT). Segundo o médico do Trabalho e perito Alexandre Pinto, o intuito do evento é resguardar e prevenir a saúde do trabalhadores da Prefeitura, além de cuidar da saúde ocupacional dele, conforme a Norma Regulamentadora Nº07, e, agora, com os pré-requisitos do e-Social.

"O nosso principal objetivo é evitar prejuízos à saúde dos servidores municipais. Atualmente, o Centro Médico está trabalhando de forma concomitante em doze secretarias do Município, realizando exames periódicos, avaliação psicológica, entre outros procedimentos", disse, ao parabenizar a gestão pelo compromisso juntos aos seus servidores.
 
Além de entrevista com especialista médico, é realizado em todos os servidores com idades a partir dos 45 anos eletrocardiograma e, nos homens dessa faixa etária, coleta de sangue para Antígeno Prostático Específico (PSA).

NR-7
A ação realizada nesta terça, na Seplog, atende ao que preconiza o Ministério do Trabalho e da Previdência (MTP), por meio da Norma Regulamentadora Nº07, também chamada de NR–7, cujo objetivo é preservar a saúde do trabalhador em relação aos riscos ocupacionais, a partir de avaliação de riscos do seu local de lotação.

A NR-7 também estabelece diretrizes e requisitos para a realização de exames médicos ocupacionais, além de parâmetros para a elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), no sentido de promover e preservar a saúde dos servidores que atuam em organizações e órgãos públicos da administração direta e indireta nas esferas federal, estadual e municipal, bem como aos órgãos dos poderes legislativo e judiciário e ao Ministério Público.