Prefeitura se reúne com guardas municipais para discutir plano de carreira

Planejamento e Orçamento
08/08/2022 15h25

A Prefeitura de Aracaju deu início às discussões para a reestruturação de planos de cargos e carreiras de categorias que compõem a administração municipal. A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira, 8, com representantes do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma).

A comissão atuará como um subgrupo de trabalho para discutir aspectos voltados para as carreiras funcionais. O grupo é composto pelo secretário de Governo; do Orçamento, Planejamento e Gestão; pelo secretário ou dirigente de órgãos a que se subordina a categoria representada, e um representante de entidade sindical da respectiva categoria. 

Abrindo a primeira reunião, o secretário de Governo, Evandro Galdino, reforçou que esse foi um compromisso assumido pelo prefeito Edvaldo Nogueira. "Ao anunciar o reajuste salarial, o prefeito garantiu que os planos de carreira seriam discutidos. Estamos retomando o diálogo com as categorias que reivindicaram a estruturação da carreira, mas, como não é algo simples, precisamos debater e detalhar de forma minuciosa, para que esse trabalho esteja concluído antes da data-base", afirma. 

Para a construção de um plano de carreira estruturado para a vida funcional do servidor, serão analisados e debatidos direitos, deveres e especificidades de cada categoria. O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, propôs que seja estabelecido um planejamento de temas e datas para que, juntos, a gestão e os servidores sigam alinhados. 

"Organizar e estruturar um plano vai permitir a evolução na carreira dentro da corporação, principalmente porque a ausência do plano tem um impacto negativo na previdência desses servidores. É preciso avaliar o regimento interno, o crescimento na matriz salarial, unindo direitos e deveres para criar uma perspectiva de carreira de fato, dando mais segurança aos guardas municipais. Faremos um planejamento detalhado para definir os temas que serão abordados e uma periodicidade para essas reuniões", explica Augusto Fábio.

Expectativa

Segundo o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado, a progressão na carreira é um dos maiores anseios da categoria.

"Atualmente, após 12 anos um guarda já chegaria no último posto previsto na sua progressão. Queremos buscar formas para que essa carreira não fique estagnada, e que o guarda possa visualizar que vai continuar progredindo. Isso requer um debate grande, também com relação ao que isso representa para os cofres municipais", aponta Silvio.

O diretor da Guarda Municipal, o subinspetor Fernando Mendonça, destaca a importância do alinhamento entre a gestão e o sindicato para que cheguem a um cenário satisfatório para a gestão e para a corporação.

"O primeiro passo foi dado para debater os interesses dos guardas municipais e da Prefeitura, para que possamos planejar e preparar um plano de carreira com uma previsão para que todos os guardas tenham um planejamento futuro", pondera Mendonça. 

Ao final da reunião, ficou alinhada a elaboração de um cronograma com temas específicos que serão tratados em cada um dos encontros subsequentes, para que o sindicato possa se planejar e designar os representantes voltados para cada área.

Para o presidente do Sigma, Eder Rodrigues, a retomada dos debates é positiva. "Esse início de negociações a respeito do plano era esperado com muita expectativa pelos guardas municipais. Esperamos que possamos evoluir na discussão das pautas e possamos avançar", completa.