Prefeitura analisa resultados das provas diagnósticas da rede municipal de ensino

Educação
29/03/2023 15h08

Na manhã desta quarta-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu-se com representantes da Associação Bem Comum e da Lyceum Consultoria Educacional no Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), e analisou os resultados obtidos a partir do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese) em relação à rede, e os resultados da Prova de Fluência Leitora e da Avaliação Diagnóstica de entrada, ambas referentes ao ano letivo de 2023.

Após a análise dos dados apresentados pela Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) da Semed, foram pensadas e debatidas estratégias favoráveis para cada objetivo a ser seguido a partir de então. Tanto o resultado das provas quanto as ações discutidas serão passados para cada unidade escolar e já serão apresentados aos docentes que estão participando, até a sexta-feira, 31, da formação continuada para professores, realizada pela Semed desde a segunda-feira, 27.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, evidencia que, no paradigma de gestão educacional, esses dois grandes parceiros da Semed têm sido de extrema importância no acompanhamento do processo de alfabetização e de aprendizagem dos estudantes, fornecendo um material complementar estruturado e ajudando a compreender o fenômeno do fluxo da rede municipal.

"Tê-los aqui hoje é muito bom porque nós apresentamos o resultado do nosso trabalho e recebemos aconselhamentos sobre formas de tratamento desses dados. É uma parceria que só fortalece a educação no município e tenho certeza que vamos continuar colhendo bons frutos desse trabalho. Com base nos dados que foram apresentados chegamos a algumas conclusões como, por exemplo, que é preciso manter o trabalho pedagógico, mas também um monitoramento mês a mês de cada um dos nossos estudantes, garantindo que no final do ano este não tenha um outro desfecho senão o sucesso escolar", pontua o secretário.

Assim como em 2022, após este primeiro diagnóstico e com as estratégias definidas, alunos do 1º ao 5º ano - anos iniciais - poderão avançar no desempenho escolar. A coordenadora de Ensino Fundamental, Patrícia Tavares, explica que será realizado um plano de ação para cada ano/série e para cada escola, de acordo com a sua realidade. Ela ressalta que todas as 46 escolas de ensino fundamental da rede também participarão de uma reunião posterior para que seja feita a reflexão desses dados que foram postados aqui.

"Ainda nesta quarta debateremos esses resultados com os grupos da formação continuada e nossas apoiadoras farão reunião com as suas escolas sobre esses resultados. Queremos levar todos a refletir sobre o desafio de cada uma e como planejar para que os alunos avancem baseado neste resultado. Como a gente vai avançar? Que seja de forma segura e sempre numa crescente. Então, a cada 40 dias aplicamos avaliação de leitura, por exemplo, e analisamos onde é que aquele aluno deve estar, fazendo-o alcançar o resultado almejado", afirma Patrícia.
 
Parceria
Este é o segundo ano de ações realizadas pela Semed como fruto desta parceria. O coordenador da Associação Bem Comum, Fernando Ronny de Freitas, diz que esse andamento positivo da rede demonstra um trabalho bem feito, desde a implantação das estratégias definidas entre todos. Segundo ele, ter esse acompanhamento visa a qualificar, ainda mais, o processo de evolução de aprendizagem das crianças da rede, mantendo o que já foi alcançado e não gerar oportunidades de regressão.

"Aracaju vem avançando em muitas políticas da educação. Tem hoje um sistema de avaliação já consolidado na rede, sistema de formação de professores e um bom acompanhamento das escolas, dos gestores. Tudo o que faz o motor da educação acontecer, no feijão com arroz bem feito. Temos que refletir sempre sobre nossos resultados, realidade, práticas e se o que a gente já está fazendo pode ser melhorado de alguma maneira. Por isso, é muito importante que saibamos exatamente como estamos começando, para que a gente não permita, em nenhum momento, que o trabalho seja descontinuado", explana Ronny.

A Lyceum Consultoria Educacional é responsável pela formação dos professores da rede durante toda esta semana, está visitando as escolas municipais de ensino fundamental da capital e discutindo os resultados das avaliações. Diante deste trabalho, estão propondo as devidas intervenções pedagógicas e de gestão para as unidades escolares da rede. O consultor Joan Oliveira pontua que o intuito deste apoio à Semed é priorizar a qualidade no processo de ensino e de aprendizagem.

"Temos uma expectativa muito boa com Aracaju, que conseguiu estabelecer um calendário e um sistema de avaliações. Um ponto de partida muito importante. A rede tem clareza dos seus desafios e vem acompanhando as escolas.  Nós consideramos que há quatro questões fundamentais aqui: a utilização de um material didático pedagógico de uso dos alunos, as formações de professores - e nós gostamos muito da postura desses docentes -, um procedimento de avaliações e o processo de acompanhamento. Quatro pilares fundamentais para o processo educacional", evidencia Joan.