Prefeitura inicia formação do programa Educaju para o ano letivo 2023

Educação
27/03/2023 12h55

Como parte das ações estratégicas do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização (Educaju), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou, nesta segunda-feira, 27, formação para os professores do ensino fundamental da rede. O curso formativo está sendo realizado no auditório Antônio Vieira Neto e segue até o dia 31, como resultado de parceria com a Associação Bem Comum e formadores da Lyceum Consultoria Educacional.

O objetivo dessa formação é fazer com que professores e formadores compartilhem conhecimentos e experiências, buscando novas estratégias de como trabalhar o Educaju com os alunos. Como assessora técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed e articuladora do programa, Jamilly Menezes pontua que a parceria da Bem Comum tem rendido bons resultados para a rede municipal de ensino da capital.

"Estamos aqui no auditório, mas nos últimos dias a formação ocorrerá em um hotel, com divisão de grupos para trabalharmos com os professores de Português e Matemática de forma mais específica. Temos visto o quanto os alunos estão tendo uma boa aceitação em relação ao material, e os docentes também. Nosso objetivo é que as crianças aprendam, que os profissionais se identifiquem com o conteúdo e que o entendam como uma boa estratégia de trabalho na sala de aula.Temos uma parceria muito boa com a Bem Comum, com a Lyceu, e estamos colhendo bons frutos", ressalta Jamilly.

Coordenadora assistente do Educar Para Valer, Ana Cristina da Costa diz que o intuito de todo o trabalho feito em parceria com a Semed é qualificar o ensino e melhorar, cada vez mais, a aprendizagem dos alunos, já que, segundo ela, a criança que aprende a ler e a escrever na idade certa tem garantido o seu sucesso no aprendizado.

"Dentro do programa Educar Pra Valer nós trabalhamos em três eixos: o da avaliação, o de acompanhamento escolar e o formativo. Este último é o que estamos trabalhando aqui em Aracaju a partir deste primeiro dia. É a primeira formação do Educaju no ano letivo de 2023. Tenho observado os professores bastante engajados, atuantes, perguntando bastante, estão atentos e isso nos deixa muito alegres, felizes por essa aceitação deles", enfatiza Ana Cristina.

O sentimento de satisfação também está presente na professora Raqueline Moura, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professsor Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria. De acordo com ela, o Educaju tem sido uma excelente experiência e participar de formações como esta representa a valorização do trabalho e dos esforços que são realizados na rotina de sala de aula. 

"A cada dia que passa precisamos nos atualizar como professores para trazer para as nossas crianças o melhor conteúdo possível. O método de alfabetizar através da didática da brincadeira, por exemplo, foi uma das coisas que mais me chamou a atenção hoje: acredito que através da diversão as crianças conseguem assimilar mais rápido os conteúdos na sala de aula, saindo um pouco do tradicionalismo. Os conteúdos dos livros são riquíssimos, apropriados para trabalhar realmente com o aluno, de acordo com a idade e o desenvolvimento de cada estudante", expressa a professora.

Atuando na mesma escola em que Raqueline, a professora Weslia Conceição evidencia que o Educaju tem surtido um efeito positivo no desempenho escolar dos seus alunos. "Essa formação é uma experiência maravilhosa para todos que fazem parte. Esses conteúdos são proporcionais para nossa atividade do dia a dia e nós podemos colocar em prática tudo o que está sendo passado no dia de hoje. As crianças gostam, se interessam e adoram participar das dinâmicas que trabalhamos com eles", conta a docente.