Praia é opção de lazer durante o verão

Notícias
06/01/2012 15h54


por Andreza Lisboa

Areias planas e firmes mais a combinação de águas mornas e rasas. Estas são as características mais apontadas por quem desfruta as belas paisagens das praias de Aracaju. Ideal para a prática de caminhadas, esportes radicais, atividades de lazer e até exercícios de relaxamento, o litoral aracajuano é um dos principais destinos turísticos para os visitantes e moradores locais. Com uma extensão de aproximadamente 35 km, as praias da Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro concentram os pontos de maior visitação da região litorânea da capital da qualidade de vida.

Aracaju possui médias térmicas anuais na faixa dos 26ºC e a precipitação média de chuvas é de 1.590 mm. O clima quente e úmido da cidade é um convite perfeito para um refrescante banho nas águas do litoral. A localização dos principais hotéis, restaurantes e casas noturnas da cidade estão presentes nas áreas circunvizinhas da região à beira-mar. A concentração de vários pontos turísticos neste local facilita a grande movimentação de pessoas durante o ano todo.

Isto foi o que percebeu Ademilson Nascimento, dono de um quiosque de cocos na Orla de Atalaia, desde junho de 2010. O comerciante lucra por mês uma média de 1.000 reais, a partir da venda dos seus produtos e confessa que não conseguiria obter um faturamento neste valor em outro lugar da cidade. "Hoje, para quem vive da comercialização de produtos não há como conseguir um bom dinheiro se não vier à praia. Em especial, durante a época das férias quando há uma grande circulação de pessoas e o faturamento aumenta em torno de 70% do que o habitual", diz.

Atrativos

Diversão barata e que agrada a toda família, as praias ainda se constituem como a principal opção de lazer durante o fim de semana. Seja para passear, encontrar com os amigos ou paquerar, a lista é enorme e variada dos inúmeros motivos que atraem turistas e sergipanos para disputar um espaço nas areias da praia.

Na opinião da aposentada Antônia Pinto Brito, a estrutura bem cuidada e organizada dos bares e restaurantes da orla marítima da cidade é um estímulo adicional para a sua ida à praia. "Achei ótima a organização e instalação de bares e quiosques na praia. Em especial, na Orla da Aruana, que só tive a oportunidade de conhecer hoje, mas já ouvia diversos elogios dos meus familiares que residem aqui. Aproveitei o tempo livre e vim comprovar de perto a beleza desse local, bastante agradável e tranquilo de passear. Voltarei outras vezes, com certeza", afirma a aposentada, que mora na cidade de Fortaleza e frequentemente vem a Aracaju visitar seus parentes.

Para Josefa Araújo, além das belezas naturais, a praia serve como ponto estratégico para encontrar amigos ou conhecer novas pessoas. "Estar aqui é uma dádiva. Curtir essa bela paisagem, com uma música animada ao fundo e se divertindo ao lado dos seus amigos, é algo que nenhum dinheiro no mundo consegue substituir. Aqui é um dos locais mais aconchegantes e belos da cidade, e muitas vezes é um ponto de encontro de meus amigos e conhecidos. A praia, sem dúvidas, é uma opção de lazer barata e sem restrição de idade", avalia.    

O casal de turistas, Delcival Dias e Loeri Alves, veio especialmente de Salvador para curtir o fim de semana em Aracaju. Visitando pela quarta vez a cidade, a tranquilidade e beleza do litoral aracajuano despertaram a atenção do casal, que trouxe a família para curtir a cidade pela primeira vez. "Resolvemos trazer nossos filhos, pois aqui é um lugar pacato e propício para as brincadeiras da criançada, que pode se soltar e ficar à vontade. Além disso, para quem curte um bronze, o sol de Sergipe não deixa a desejar e satisfaz quem deseja ficar mais bronzeado no verão", opina o casal.