Bairros Olaria e Coroa do Meio recebem cuidados contra leishmaniose

Saúde
11/04/2012 15h40

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveram ações de prevenção e combate à leishmaniose, doença conhecida também por calazar, nos bairros Olaria e Coroa do Meio, na manhã desta quarta-feira, dia 11.  Durante a atividade de rotina, os agentes aplicaram inseticida em pontos estratégicos do bairro Olaria, eliminando o mosquito da palha, vetor transmissor da enfermidade. Já no bairro Coroa do Meio, interagiram com os moradores esclarecendo dúvidas e mostrando a importância das medidas de prevenção.
 
“A leishmaniose ou calazar é nociva para homens e animais, por isso a população deve adotar cuidados permanentes para se prevenir”, destaca o supervisor do Programa Municipal de Controle da Leishmaniose Visceral, Wilson de Oliveira. Ele explica que as pessoas devem comunicar às equipes de CCZ por meio dos telefones (079) 3179-3528, 3179-3565 ou 3179-3564 sobre o surgimento de casos suspeitos e manter atualizados os exames do animal de estimação são cuidados fundamentais.

“O exame laboratorial para o diagnóstico de leishmaniose em animais é disponibilizado gratuitamente no município, basta se dirigir à sede do CCZ na Avenida Carlos Rodrigues Cruz, no bairro Capucho”, acrescenta o coordenador do CCZ, Paulo Tiago.

Hábitos preventivos

São hábitos importantes para prevenção da leishmaniose manter os quintais, terrenos e recintos limpos e organizados. “Nesses locais a presença de sombra e materiais orgânicos em decomposição, como folhas secas e entulhos acumulados favorecem a proliferação do mosquito da palha ou flebótomo”, explica o apoiador de campo do CCZ, no bairro Olaria, João Carlos Dias.

Populares ainda devem evitar ter criadouros de animais como galinhas e cavalos próximo a portas e janelas da residência. Já em locais próximos a matagais, os moradores devem usar telas de proteção nas janelas e usar cortinados para dormir, além de evitar circular nas áreas de mato após as 17h.

Continuidade

Na quinta-feira, 15, equipes do Centro de Controle de Zoonoses irão percorrer as ruas do bairro Novo Paraíso, promovendo mais ações de prevenção à leishimaniose.