Prefeitura impulsiona campanha Destinar Esperança Aracaju com ação publicitária

Agência Aracaju de Notícias
02/05/2023 10h30

Com a abertura do período de declaração do Imposto de Renda 2023, em 15 de março, a Prefeitura iniciou a campanha Destinar Esperança Aracaju, que tem como objetivo arrecadar parte desse imposto para instituições que desenvolvem trabalhos voltados para crianças e idosos. Para impulsionar e dar maior visibilidade à proposta solidária, a Secretaria Municipal da Comunicação (Secom) desenvolveu uma ação publicitária com foco nas redes sociais.

Em pouco mais de um mês, esta ação, realizada no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, com 22 publicações, resultou em mais 1.015.958 visualizações, 4.679 engajamentos, 66.830 perfis alcançados e 75.371 impressões.

“A campanha Destinar foi pensada na perspectiva da esperança que ela abre para as diversas pessoas que são beneficiadas pela doação de parte do Imposto de Renda que o contribuinte faz para os conselhos da Criança e do Adolescente e do Idoso. Esses dois conselhos abrigam um conjunto de entidades que fazem um trabalho formidável e que, de fato, chega na ponta, ou seja, ao seu público. A nossa ideia é justamente estimular as pessoas a fazerem essa doação porque, quando elas doam, elas estão abrindo uma perspectiva de esperança importante para esse conjunto de entidades e pessoas que se beneficiam, por isso o nome escolhido para a campanha foi Destinar Esperança Aracaju”, explica o secretário municipal da Comunicação, Carlos Cauê.

Para o gestor, até o momento, a campanha já obteve resultados expressivos e importantes para o seu objetivo. “Somente no TikTok, por exemplo, foram mais de 900 mil visualizações, e no conjunto geral mais de um milhão de pessoas foram impactadas, interagiram de alguma forma com as publicações”, complementa Cauê.

Como estratégia para alcançar o maior número de pessoas, o secretário reforça a relevância de trazer a humanização para o centro da campanha. “Para isso, nada melhor do que trazer o testemunho das entidades que já foram beneficiadas pela doação, que aplicaram bem esse dinheiro, que fizeram com que esses recursos rendessem para as pessoas que mais necessitam, rendessem mais esperança, mais qualidade de vida”, salienta.

"É emocionante ver o testemunho daqueles que se beneficiaram dando prova de que, primeiro, é um trabalho sério, de intermediação que a Prefeitura faz, um destino sério que é feito. Os números comprovam o sucesso da campanha. É gratificante ver como essas entidades respeitam, admiram e ficam satisfeitas como esse tipo de ajuda porque é uma ajuda que não esperavam, que vem da população, através de um estímulo que a Prefeitura de Aracaju realiza. Esperamos, neste ano, alcançar um maior número de pessoas”, pontua.

A mesma expectativa é nutrida pela secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana. Para ela, ao divulgar através da imprensa e das redes sociais de que forma as instituições utilizam esses recursos, o município assegura transparência, "e isso faz com que a população acredite que, de fato, esses valores são utilizados para uma finalidade". "Isso estimula para que as pessoas queiram e façam a destinação. A nossa esperança é ter conseguido sensibilizar as pessoas para essa campanha, que elas tenham assistido aos depoimentos e que se permitam contribuir com a alegria de crianças, adolescentes e idosos da nossa capital”, afirma.

A secretária explica que, a partir do montante arrecadado, define-se quantos projetos podem ser financiados. "Faremos a publicação de novos editais de chamamento público, com o intuito de dar maior amplitude, para que mais instituições se inscrevam, participem desse processo e sejam beneficiadas com essa destinação. Ao destinar o imposto de renda, o contribuinte não é prejudicado, muito pelo contrário, quando ele tem a receber, é acrescido na restituição e quando ele tem a pagar, é deduzido do valor devido. Mesmo assim, ele contribui para que crianças, adolescentes e idosos tenham um futuro melhor, com qualidade de vida, participando de projetos sociais que mudam a realidade de muitos deles”, enfatiza.

Importância da doação

À frente de secretarias e órgãos municipais, gestores da Prefeitura de Aracaju creditam à campanha a confiança e a solidariedade dos aracajuanos. Em meios às peças publicitárias, o depoimento daqueles que acompanham o emprego dos recursos doados pelos contribuintes reforça a importância da doação.

“Reafirmo a minha crença na correta, na adequada utilização desses recursos, de como essas instituições ajudam a mudar a vida de crianças e adolescentes, em como elas ajudam a confortar idosos em situação de vulnerabilidade. Meu recado para as pessoas é que aproveitem o momento em que estiverem declarando o Imposto de Renda e destinem parte dele. Não vai aumentar em nada o valor que vai pagar. Destine para os fundos municipais e ajudem Aracaju a acolher e amparar, cada vez, mais os nossos cidadãos”, destaca o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.

Gestora da Secretaria Municipal da Saúde, a secretária Waneska Barboza também salienta a importância do ato solidário para a mudança de vida de milhares de pessoas. “Essa campanha é uma possibilidade que o contribuinte tem de apoiar as diversas instituições que têm como missão cuidar das pessoas. É muito gratificante e satisfatório podermos contribuir para que a criança possa dar continuidade a seus estudos, aquele idosos possa ter seu tratamento e acolhimento numa Unidade Básica de Saúde, ou mesmo num Cras, tendo as suas necessidades atendidas. Por isso, contribuam com a campanha e ajudem a manter essas instituições”, reforça Waneska.

Atuando em outra linha de cuidado municipal, o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, chama a atenção para a praticidade do ato de solidariedade. “Não custa nada para o contribuinte e vai ajudar, justamente, aquela parcela de crianças, adolescentes e idosos que mais precisam de ajuda, e nunca foi tão fácil fazer essa contribuição. Esses projetos beneficiados vão chegar em quem realmente precisa”, reafirma o secretário.

Instituições beneficiadas
Na outra ponta, estão as instituições beneficiadas com os recursos, as quais, muitas vezes, contam com contribuições como essa para manterem seus projetos, a exemplo do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc).

“O Gacc nasceu em 1999 com o objetivo de cuidar de crianças e adolescentes com câncer. Essa oportunidade que a sociedade tem de fazer a destinação do imposto e voltar para a sociedade através da ajuda a organizações que são sérias, que têm um respaldo, que têm credibilidade junto à nossa sociedade, que estão inscritas nos conselhos, sem dúvida é uma destinação correta. Quero fazer o convite para abraçar a campanha Destinar Esperança Aracaju porque é muito importante. Essa destinação vai fazer uma grande diferença e vai ajudar a salvar a vida de milhares de pessoas”, relata a gerente geral da instituição, Uila Ribeiro Araújo.

Com 79 anos de história, cuidando de idosos em situação de vulnerabilidade, o Serviço de Assistência à Mendicância (Same) é outra instituição que recebe os recursos oriundos da campanha.

“Quando a sociedade, de um modo geral, tomar consciência dessa possibilidade de ajudar as instituições filantrópicas e esses recursos indo para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, possibilitará que essas instituições possam cuidar ainda mais das pessoas mais necessitadas. Por isso, peço que as pessoas, no ato da declaração, destinem parte dos recursos para que possamos dar continuidade ao trabalho”, frisa o diretor-presidente do Same, Antônio Costa.

Para a coordenadora pedagógica do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), Dayse Chavier, a arrecadação que chegou à instituição foi essencial.

“O Ipaese completa 23 anos de existência, neste ano, e os recursos da campanha têm ajudado a mantermos o trabalho de desenvolvimento das crianças. Hoje, posso dizer o quando o Destinar Esperança Aracaju foi relevante, sobretudo nos anos de 2022 e 2023. É muito importante que esse projeto continue a existir e, ainda, que as pessoas conheçam a possibilidade de doar parte do valor declarado porque não está só fazendo uma doação, está fazendo uma doação segura”, aponta Dayse.

O mesmo apelo faz o diretor do Instituto Canarinhos, Carlos Magno, instituição que tem 24 anos de formação. “Além de instrumentos musicais, as crianças participam de atividades de canto, coral e dança. Que todas as crianças, de 7 a 18 anos, que participam do projeto, possam ter seus professores, oficinas e instrumentos. Atendemos a 120 crianças e adolescentes e, portanto, aqueles que fizerem sua doação através da campanha vão beneficiar essas pessoas em formação. Serão menos crianças nas ruas, menos crianças nas drogas e menos crianças na marginalidade e fazendo arte de verdade”, reforça Carlos.

Saiba como doar

A partir da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), além de regularizar a situação fiscal junto à Receita Federal do Brasil, o contribuinte tem a oportunidade de destinar uma porcentagem do pagamento ou da restituição ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para garantir melhorias na vida de crianças, adolescentes e idosos.

A doação deve ser feita por pessoa física, e o contribuinte não tem prejuízo, pois não pagará a mais pelo valor doado. Quem tem imposto a pagar, a contribuição será descontada do saldo devedor. Caso tenha a receber, o valor será acrescido à restituição. O limite para contribuição é de até 6% por pessoa, dos quais 3% são destinados a ações voltadas a crianças e adolescentes e os outros 3% para organizações voltadas à pessoa idosa.

A autorização da destinação é realizada durante a declaração do IR no modelo completo, no portal da Receita Federal. Ao optar pelo modelo completo na declaração, o contribuinte deve indicar a intenção de realizar a destinação.

Para isso, basta utilizar a aba “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e/ou “Doações Diretamente na Declaração – Idoso”. Lá, o próprio programa de preenchimento gera o documento de arrecadação apropriado (Darf). Após o processo, por meio do site www.destinar-se.com.br é possível acompanhar a aplicação dos recursos destinados.