Prefeitura e Conselho Municipal realizam pré-conferências da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
02/05/2023 17h52

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Assistência Social, junto ao Conselho Municipal da Assistência Social, promove até o próximo dia 26 de maio as Pré-Conferências da Assistência Social, em preparação para a Conferência Municipal, que acontecerá no mês de julho, na capital sergipana. Tendo já encerrado os encontros com os equipamentos da Proteção Social Especial (PSE), foram iniciadas nessa terça-feira, 2, as reuniões com os equipamentos da Proteção Social Básica (PSB).
 
A Conferência irá receber e debater propostas em relação ao Serviço Único da Assistência Social (Suas) com o tema "Reconstrução do Suas: o Suas que temos e que queremos". As propostas sairão das 12 Pré-Conferências da PSE, que aconteceram durante o mês de abril, e das outras 17 da PSB, que acontecem durante o mês de maio, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Cristiane de Oliveira Ferreira, entende que é de fundamental importância a realização dessas Pré-Conferências e da participação dos profissionais dos equipamentos da Assistência Social e seus usuários.

"Entendemos que esse processo irá enriquecer os debates, porque todos terão voz. Geralmente, fazíamos as Pré-Conferências em Cras, quase que apenas participavam só os profissionais daquele local e o pessoal da proteção especial nem sempre conseguia participar massivamente. Pensado nisso, resolvemos fazer por equipamento e alguns estão se unindo para fazer em conjunto por conta de articulação de territórios. A ideia é que a gente possa escutar o maior número de pessoas possível para que as deliberações que cheguem até à Conferência Municipal estejam mais próximas da realidade dos usuários que estão na ponta”, concluiu.

A coordenadora da PSB, Catharina Menezes, esteve presente na primeira Pré-Conferência da PSB que aconteceu no Cras Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa, e falou como serão esses eventos durante o mês de maio.

"O processo que se inicia com as Pré-Conferências é um momento muito importante, em que cada Cras irá fazer seu encontro, com seus usuários referenciados e daqui vai tirar propostas que serão levadas para a Conferência Municipal, que é o momento de culminância de todas as propostas. Serão, ao todo, 17 Pré-Conferências na PSB, em que cada Cras vai referenciar todos os seus usuários, conversar e avaliar o Suas de modo territorial e levar para Conferência no âmbito municipal", explica Catharina.

A manicure Geilsa de Matos Santos, usuária dos serviços do Cras Jardim Esperança, afirma que eventos como a Pré-Conferência podem melhorar a situação de vida dos assistidos pelo Suas.

"Os eventos no Cras são importantes porque criam uma relação grande com a comunidade e com essa relação, entre comunidade e Cras, podem surgir propostas e ideias de melhorias para todos, se algo está bom, pode ficar ainda melhor", diz.

Para a agente comunitária Fabíola Cheile Delfino, é muito importante que o evento aconteça no Cras, por ser um equipamento porta de entrada para os serviços da Assistência Social. "As conferências acontecem no momento certo, porque temos que melhorar e mudar alguns processos, e assim também podem ouvir a comunidade", diz.

Cronograma
De acordo com o cronograma da PSB, acontecerão mais 16 Pré-Conferências em todos os Cras da capital. A Conferência Municipal da Assistência Social, evento onde serão debatidos todos os questionamentos e ideias sugeridas nas Pré-Conferências, acontecerá nos dias 6 e 7 de julho.