Prefeitura realiza abertura da VI Semana Municipal de Combate à LGBTQIfobia

Assistência Social e Cidadania
04/05/2023 17h34

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 4, em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ (CRHD/LGBTI), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no Centro, a abertura da VI Semana Municipal de Combate a LGBTQIfobia, que tem como tema “Combater a LGBTQIfobia é garantir o acesso da população LGBTQIAP+ às políticas públicas”.

A roda de conversa contou com a mediação da Assessoria Técnica LGBTQIAPN+ da Assistência Social de Aracaju, e com a participação de representantes do estado e entidades não governamentais para um debate amplo, com o objetivo de fortalecimento de ações para o enfrentamento e combate às violações dos direitos humanos e LGBTQIfóbicos.

O assessor técnico LGBTQIAPN+ da Assistência Social de Aracaju, Marcelo Lima de Menezes, destaca que a Prefeitura atua, desde 2017, para o fortalecimento de políticas de combate à LGBTQIfobia, e este ano trabalha a junção entre as entidades para o reforço de políticas públicas.

"Há seis anos fazemos a Semana de Combate à LGBTQIfobia e nessa sexta edição será de caráter de junção de forças para se amarrar ao que já é feito, definir algumas ações mais efetivas com relação ao enfrentamento à LGBTQIfobia. A política de prevenção tem que ser feitas pelas três esferas do governo, porque aí você fortalece a ação. Governos municipal, federal e estadual precisam andar juntos e essa junção de forças vai fortalecer essa luta geral. Fazemos palestras, intervenções, campanhas e além do mais, este ano vamos fazer a campanha com o tema combater a LGBTQIfobia é oportunizar a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ nas políticas públicas", explica.

O coordenador do CRHD/LGBTI, Helenilton Dantas Martins, ressalta que a realização de eventos como a Semana de Combate à LGBTQIfobia tem como objetivo fazer um levantamento de tudo o que já foi feito e o que pode melhorar para as próximas ações.

"A gente tem parceria com todo o estado, e a Prefeitura de Aracaju promovendo esse evento está fazendo um levantamento geral de tudo que já foi feito em toda a proposta que é o centro, em prestar atendimento de qualidade, priorizando a população LGBTQIAP+, fazendo com que essa população seja acolhida com qualidade e efetividade das políticas públicas. Isso aqui é um momento rico que vamos construir dados, só com referência de dados conseguimos planejar políticas públicas, isso vai nos dar referência para que a gente consiga dar respaldo a tudo que for planejado e projetado para a população LGBTQIAP+", disse.

A VI Semana Municipal de Combate a LGBTQIfobia acontece entre os dias 4 e 17 de maio com reuniões, palestras, oficinas e rodas de conversa envolvendo toda a sociedade em geral.