Órgãos municipais alinham procedimentos para liberação de eventos juninos na capital

Defesa Social e Cidadania
04/05/2023 19h23

Na tarde desta quinta-feira, 4, representantes de órgãos municipais dialogaram sobre procedimentos relacionados à liberação de festejos juninos nos bairros da capital sergipana. A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a participação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil de Aracaju.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destacou que será empregado o mesmo fluxo realizado para liberação dos eventos carnavalescos. "Tivemos sucesso com o carnaval de rua, então, estamos implementando o mesmo fluxo de alinhamento, para que as solicitações sejam devidamente analisadas por todos os órgãos e, dessa forma, tenhamos ações em comum acordo, promovendo segurança e valorizando a nossa cultura", declarou.

Para o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, a medida otimiza o trabalho a ser desenvolvido. "Os órgãos da Prefeitura de Aracaju atuam dentro das suas atribuições, mas de forma alinhada para a análise conjunta das solicitações de realização desses eventos. No caso da SMTT, essa ação está voltada, especialmente, para garantia da segurança na circulação das pessoas e dos veículos, assim como das pessoas que irão participar dos eventos", destacou.

De acordo com o diretor de Controle Ambiental da Sema, Ludwig Oliveira Júnior, o órgão compõe a comissão com a atribuição de oficiar a liberação de utilização do som, com horário determinado. "Essa foi uma estratégia que deu muito certo no carnaval. À medida que os requerimentos chegam a gente pode debater e liberar as autorizações de forma alinhada, uniforme, entre todos os órgãos", considerou.

O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo, salientou que o trabalho integrado favorece o sucesso dos festejos na capital. "Essa reunião é de fundamental importância para que todo o corpo da Prefeitura esteja unido, contribuindo, para que os eventos realizados nos bairros ocorram em perfeitas condições", pontuou.

No que se refere à atuação da Defesa Civil, o coordenador do órgão municipal, Robson Rabelo, indica que há atenção às estruturas de palcos e similares. "A atuação está direcionada, principalmente, a questão de palcos que são montados para esses eventos. Então, foram alinhados procedimentos para padronização de procedimentos nessas situações em que a Defesa Civil será demandada, como proceder essa vistoria e comunicar aos demais órgãos da Prefeitura", explicou.