Prefeitura reforça serviços operacionais de limpeza em razão das chuvas

Serviços Urbanos
05/05/2023 13h00
Início > Noticias > 100066

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), permanece em alerta diante das fortes chuvas que chegaram à capital nos últimos dias. Nesta sexta-feira, 5, que já registra acumulado de chuva superior a 76 mm, atividades operacionais vêm sendo direcionadas a diversos bairros da capital com o objetivo de minimizar possíveis transtornos causados por este intenso volume de águas.  

Em meio às tarefas, operações preventivas, feitas em canais que cortam a capital, favorecem a vazão e evitam, principalmente, que o lixo descartado irregularmente entre nas galerias. Outro trabalho crucial envolve o monitoramento feito em conjunto com outros órgãos municipais, o que possibilita a identificação prévia de qualquer anormalidade, como também uma resposta rápida das equipes. 

“Priorizar áreas com maiores chances de alagamentos, em razão de seu histórico, é o principal intuito. Temos nessa lista o canal da avenida Airton Teles, por exemplo. Paralelo a isso, entramos com a desobstrução de bueiros, assim como o apoio operacional a qualquer situação mais crítica, como registrado no período da manhã, em que os agentes foram rapidamente direcionados ao Santa Maria para efetuar a limpeza e retirada de lama em algumas ruas do bairro”, explica o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia. 

Entre os canais que recebem intervenções ao longo deste dia estão os que ficam no loteamento Santa Clara; nas avenidas Alan Kardec, Benjamin Constant e Gentil Tavares; nas ruas João Gomes, Maruim, e na Praia Formosa. 

Nas ruas, outro fator que pode ocasionar em um acúmulo de água em vias e demais áreas públicas está relacionado à presença de resíduos lançados de forma irregular nestes ambientes. Para que este lixo não chegue aos bueiros e galerias, um reforço nas atividades de varrição, capinação e roçagem mecanizada, executados em regime de mutirão, tem dado mais celeridade durante as ocorrências de chuvas, servindo como mais uma medida para desafogar os mecanismos de drenagem da capital. 

Nesta sexta-feira, os mutirões contemplam pontos dos bairros Inácio Barbosa, Olaria (Loteamento São Carlos), Getúlio Vargas, Luzia (conjunto dos Motoristas), Industrial, Atalaia e Aeroporto. 

“Permaneceremos de prontidão para eventuais necessidades, no caso das chuvas persistirem nos próximos dias. Continuaremos, inclusive, intensificando os trabalhos para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais que acabam recebendo um grande volume de águas, neste período, e os nossos profissionais continuam de prontidão hoje e durante todo o fim de semana”, ressalta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.