Gestores da Saúde de Aracaju apresentam projetos na 4ª mostra

Saúde
05/05/2023 16h25

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju apresentou quatro projetos na 4ª mostra “Sergipe, aqui tem SUS”, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE), nesta sexta-feira, 5, no Delmar Hotel. Um dos projetos da capital foi selecionado para participar da 18ª Mostra Nacional de Experiências Municipais em Saúde, no mês de julho, em Goiânia/GO.

O objetivo da Mostra Sergipe é estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), incentivando outros municípios que procuram soluções inovadoras e o fortalecimento à saúde. De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a capital apresentou quatro experiências exitosas na Mostra, entre as quais um projeto de sua própria autoria, intitulado 'Planejamento estratégico: instrumento da gestão em saúde de Aracaju/SE'.

“O planejamento estratégico é um instrumento essencial para a organização da assistência à saúde, pois permite que as instituições de saúde identifiquem seus objetivos, metas e prioridades, desenvolvendo estratégias para alcançá-los de maneira eficaz e eficiente. Em 2022, foram descritos 23 projetos de trabalho, estratégicos e setoriais, a fim de promover integração e ampliação de serviços. A partir destes projetos descritos, foram estabelecidos 125 metas de trabalho, com prazos de desmembramento de ações num total de 781, que permitiram cumprir o objeto inicial. Este trabalho mostrou êxito em 78,86% (97) das metas projetadas, visto que estão em andamento e com ações atuantes na busca pela resolução”, explica.

Projetos exitosos

A diretora de Vigilância à Saúde de Aracaju, Taise Cavalcante, apresentou o projeto intitulado 'O ABC da Imunização: Uma estratégia de ampliação da cobertura vacinal em Aracaju/SE'. A baixa cobertura vacinal no Brasil é um problema de saúde pública que tem preocupado as autoridades de saúde. Embora o país tenha um Programa de Imunização reconhecido internacionalmente, a cobertura vacinal tem apresentado queda nos últimos anos, não sendo diferente em Aracaju.

“O objetivo da nossa ação foi aumentar a cobertura vacinal no município, ofertando a vacina no ambiente escolar desde a creche até o ensino médio. Realizamos toda estratégia em parceria com a Secretaria da Educação e com a confederação de escolas particulares para que equipes itinerantes pudessem oferecer a vacina no espaço escolar. E o resultado foi uma grande número de crianças e adolescentes vacinados de forma rápida e eficiente, independente da sua condição socioeconômica ou acesso aos serviços de saúde”, enfatiza Taise.

Segundo o técnico Maycon Santana, que apresentou o projeto intitulado 'Sala de situação em Saúde de Aracaju: Planejamento, Inovação e Tecnologia', a escolha do tema deste projeto era abordar a utilização da sala de situação como ferramenta para melhoria da gestão administrativa no setor de saúde do município.

“Os resultados obtidos demonstram a importância da integração de dados e informações na gestão  pública da saúde e os resultados obtidos de foi tomadas de decisões mais eficazes, ações mais rápidas e efetivas, além de um fortalecimento de uma cultura de monitoramento a avaliação continuo para identificar oportunidades de melhoria e ajustes necessários na gestão administrativa”, relata.  

Mostra nacional
'A implantação do monitoramento para redução das filas de espera de procedimento eletivos' é o titulo do projeto da autora Ticiana Sirqueira e das co-autoras Waneska Barboza, Tina Cabral, Carla Cristina Garcez e Talita Siqueira.

Os objetivos do projeto foram reduzir o tempo de espera das filas dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos, monitorar semanalmente a fila de espera, realizar intervenção nas filas, contatar os usuários com mais de um ano de espera, qualificar as filas existentes aplicando o protocolo estadual de acesso à regulação de procedimentos.

“Foram elencadas as filas com tempos de espera mais críticos, sendo estipulada um meta de 90 dias de espera, escalonada em pontos trimestrais com monitoramento semanal, o que levou a implantação das seguintes estratégicas como contratação de novos serviços, relação de recursos financeiros, otimização dos recursos de emendas, estratégias overbooking, redução do absenteísmo e qualificação das filas, conforme protocolo, permitindo, desta forma, intervenções em tempo oportuno. Os resultados foram satisfatórios, garantindo ao usuário o acesso de forma ordenada, qualificada e em tempo”, pontua a coordenadora-geral do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação de Aracaju, Tina Cabral.

A Mostra obedeceu aos critérios estabelecidos de inscrição, seleção e premiação dos trabalhos, bem como encaminhamento dos seis selecionados, entre eles um de Aracaju, para a 18ª Mostra Nacional de Experiências Municipais em Saúde “Brasil, aqui tem SUS”, que fará parte da programação do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontecerá de 16 a 19 de julho de 2023, em Goiânia.