Exposição Memórias de Aracaju Bodega apresenta fotografias antigas da cidade

Cultura
05/05/2023 19h06

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta sexta-feira, 5, a abertura da exposição Memórias de Aracaju Bodegas, na Galeria de Arte Álvaro Santos. A mostra traz fotografias de comparação entre as bodegas aracajuanas que existiram no início da década de 60 e a localidade atualmente.

A exposição, que fica aberta à visitação até o dia 19 de maio, apresenta a história das bodegas aracajuanas, por meio de fotos, contos e crônicas, que fizeram parte da paisagem urbana da cidade, desde a década de 1950. Expedito Souza, autor e organizador das memórias das bodegas, apresenta fregueses, ruas e fotografias que retratam as localidades em que as bodegas estavam construídas, pela cidade, em seus anos de popularidade.

Para Expedito Souza, a exposição faz com que os espectadores conheçam como era Aracaju. “A mostra é sempre atual, pois consegue trazer locais e momentos que fizeram parte da capital em épocas passadas e também pode comparar com a época atual. O espectador pode esperar um tempo que passou e não conhecia quando vem conhecer as memórias das bodegas”, relata Expedito.

A arquiteta Maísa Bispo ficou bem animada com a exposição, quando tomou conhecimento pelas redes sociais da Funcaju. “É muito importante estarmos resgatando a arquitetura e a história de Aracaju, e o trabalho de Expedito consegue fazer isso. Eu moro aqui perto, no São José, consigo ver as diferenças, e é muito legal notar essas memórias”, comenta.

A engenheira de segurança Constance Dias também se animou ao olhar as fotografias e conseguir ver pontos da rua em que mora em décadas passadas. “A exposição é um ótimo resgate de tempos passados e é muito legal estar exposto nesse local de arte e cultura, poder ver a rua que moro até hoje e suas mudanças”, explica Constance.