Dia do Artista Plástico é destaque em ação cultural realizada pela Funcaju

Cultura
08/05/2023 12h35

Por meio da arte visual, é possível expressar os mais variados sentimentos e momentos, além de colorir a vida. Nesta segunda-feira, 8 de maio, data em que se comemora o Dia do Artista Plástico, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou uma atividade educativa, com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Francisco Portugal, sobre a temática.

Para apresentar o tema com desenhos e diferentes pinturas, o artista Vinícius Tavares, professor de artes visuais da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), conversou com os alunos e apresentou curiosidades e dicas para a criança poder começar a desenhar e desenvolver o interesse por esta linguagem artística.

Presidente da Funcaju, Luciano Correira destaca a necessidade de trazer à tona esta data para a sociedade. “Sergipe sempre se destacou nacionalmente pela qualidade de suas artes plásticas e visuais, com artistas como Jenner Augusto, François Hoald, Álvaro Santos, J. Inácio e muitos outros de igual valor. Essa tradição vem sendo mantida pelas novas gerações, desde um Caã a Fábio Sampaio, Juliana Vilanova e outros. Assim, é muito bom a gente poder comemorar essa data numa terra que é profícua de grandes artistas nessa área, levando a experiência de um oficineiro da Escola Valdice Teles para a juventude da rede escolar aracajuana”.

Para o professor Vinícius, a forma de expressão pelas artes tem uma função social muito importante. “Ela amplia horizontes, que muitas vezes não têm na escola. Faz com que as pessoas pensem outra forma o mundo. É particular, a arte faz a gente expressar e é muito bom criar essa consciência nos alunos, desde jovens”, comenta.

A professora polivalente da turma, Ticiana Bonfim, comemora a parceria entre a Escola e a Biblioteca para falar sobre o Dia do Artista Plástico. “Quem ganha com essas iniciativas são as crianças. Por viverem em um mundo muito lúdico, é importante desenvolvermos essas habilidades, pois servem para enriquecer a vida deles e, quem sabe, para que se transformem em novos artistas plásticos”, explica.