Escola Oficina de Artes Valdice Teles oportuniza o aprendizado da sanfona

Cultura
10/05/2023 11h00

A sanfona representa um patrimônio cultural do sertanejo e é considerado um dos instrumentos mais complexos de executar, de acordo com o professor Cléston Batista, que ministra aulas do instrumento para oito turmas na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, unidade da Prefeitura de Aracaju gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

As aulas possuem duas horas, cada turma, com uma parte teórica, para o aluno entender como ler as partituras, para então seguir para a aula prática.

O servidor público José Joaquim do Nascimento é apaixonado por forró e sanfona, sempre teve muita vontade de aprender a tocar o instrumento, mas nunca conseguiu por falta de oportunidade e tempo.

Durante a pandemia, comprou uma sanfona para o filho, que também tinha vontade de aprender, mas acabou se desestimulando. José então aproveitou que já possuía o instrumento para se inscrever no curso ofertado pela Escola de Artes. “É um instrumento que eu amo e as aulas vêm contemplando meu desejo de aprender a tocar o instrumento, o professor dá um suporte muito grande, mesmo que eu ainda não tenha tanta habilidade com o instrumento”, comenta.

A cantora profissional e enfermeira Ieda Suzana do Nascimento já foi aluna de Cléston Batista na Escola Oficina de Artes Valdice Tele e elogia a didática do professor ao reconhecer que o aprendizado é muito positivo. “Gosto muito, para ser cantora é importante saber tocar um instrumento, facilita muito, é muito boa a oportunidade que a escola nos dá de aprender e partir para a vida profissional como musicista”, explica.

A professora aposentada e auxiliar de saúde bucal Ana Gardênia Souza Machado sempre teve o sonho de tocar sanfona, mas não havia tido a oportunidade. Com a pandemia de covid-19, ela foi impulsionada pelo medo de não poder realizar este sonho e comprou o instrumento. Por intermédio da filha, conta ela, conheceu a Escola Oficina de Artes Valdice Teles e se inscreveu na oficina. “Eu adoro a aula, é um momento muito bom de lazer e descontração ao mesmo tempo em que realizo o meu sonho de aprender a tocar”, revela.