Projeto de Trabalho Social leva palestras educativas à comunidade Recanto da Paz

Assistência Social e Cidadania
10/05/2023 18h25

A Prefeitura de Aracaju deu continuidade nesta terça-feira, 10, junto à comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, ao Projeto de Trabalho Social (PTS), uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Governo Federal, a partir do qual o município está executando uma obra estruturante na localidade.

Durante toda a tarde, a empresa Souza Carvalho, executora do PTS, realizou, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), palestras sobre saúde da mulher e higiene bucal, promovendo a educação em saúde para garantir melhorias para os moradores da comunidade.

O projeto, que integra as ações de mobilização, organização e fortalecimento social, educação ambiental e patrimonial e desenvolvimento socioeconômico do Pró-Moradia, é acompanhado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação.

A assistente social que acompanha o PTS Recanto da Paz como fiscal do contrato, Alessandra Silva de Meneses, explicou como será o funcionamento e a relação com a comunidade durante a execução do projeto, algo que ela define como fundamental.

"O PTS Recanto da Paz é um projeto com duração de 24 meses que irá trazer benefícios para as 753 famílias que residem nesta comunidade. O caminho ainda é longo, mas teremos atividades durante todo o período do projeto. Contamos com a participação de moradores nas obras, especificamente com a Comissão de Acompanhamento das Obras (CAO), composto por oito membros e essa relação com a comunidade é imprescindível", concluiu.
 
A responsável técnica da empresa Souza Carvalho, Maria Auxiliadora de Souza Carvalho, afirma que o projeto, além de garantir benefícios na estrutura da comunidade, assegura orientação e qualificação para as pessoas durante o prazo de execução.
 
"Hoje, tivemos duas palestras voltadas para a saúde, com as mães, e preparamos um lanche para aproveitar a proximidade do dia das mães e comemorar junto com elas. Traremos serviços, cursos e políticas socioassistenciais durante o período que estivermos aqui na comunidade para garantir que os moradores tenham algum tipo de qualificação e consigam gerar renda, sem falar nas obras de infraestrutura, que tudo isso fique de legado para o Recanto da Paz", disse.

Moradora do Recanto da Paz há 42 anos, a dona de casa Marilene da Ressurreição Santos fala das mudanças que acontecem na rotina dos moradores, mas afirma que será para o bem e melhoria de todos.

"As obras de urbanização que estão sendo feitas aqui causam mudanças na rotina da comunidade e a Souza Carvalho juntamente com a Prefeitura, traz algumas atividades para solucionar isso. Hoje tivemos palestras voltadas para as mulheres, mas teremos muitas outras atividades que irão beneficiar homens e crianças e isso só traz benefícios. São serviços socioassistenciais que fazem o morador do Recanto da Paz se sentir mais acolhido", comemora a moradora.

Para a atendente Glaucia Fonseca dos Santos, a realização dessa iniciativa na comunidade é uma oportunidade única para muitos que residem no Recanto da Paz. "É importante que a comunidade abrace a Souza Carvalho e a Prefeitura, porque é um projeto que só vai trazer benefícios para os moradores. É importante essas palestras, cursos e oficinas, pois é a oportunidade daqueles moradores que não têm nenhuma capacitação para conseguirem um futuro melhor para a família", afirmou.