Projeto IDE-Aracaju é apresentado no MundoGEO Connect 2023, em São Paulo

Fazenda
11/05/2023 16h00

O trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), através do Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Aracaju), foi apresentado durante a edição 2023 do MundoGEO Connect, evento realizado entre os dias 9 e 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

No Seminário “Cadastro Territorial para Governança Municipal”, foram apontados os resultados e desafios durante a execução do projeto IDE-Aracaju, além da manutenção e o uso integrado do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) que vem sendo estruturado na capital sergipana.

Conduzindo a apresentação, a coordenadora de Geoinformacões do Cadastro Imobiliário (Cogeci), Manuela Nascimento, destacou a experiência do Município na integração entre os setores que trabalham com geoinformações, dentro da própria Semfaz, bem como entre outros órgãos da Administração, a exemplo da Secretaria do Meio Ambiente e a Empresa de Obras e Urbanização, que também desenvolvem atividades nesta área.

“Também demonstramos um pouco da nossa experiência na formação de uma base de dados integrada, no controle de qualidade durante a execução de cada etapa do projeto e na busca por tecnologias que nos auxiliem nesse processo”, complementou.

Manuela explicou que Aracaju está em um processo de constante evolução, e que, graças a um minucioso trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2020, hoje, o cadastro imobiliário da Semfaz já atende a vários interesses dentro da Prefeitura de Aracaju.

“Ele ainda não está formatado como um cadastro multifinalitário, de múltiplas finalidades, é o que estamos construindo com a execução de cada etapa do projeto: juntando a produção da nova cartografia, com uma nova base de dados espaciais, agregando informações que vão além das características dos imóveis; condensam, também, informações sobre os logradouros, a vegetação, sobre a cidade em vários detalhes”, pontuou.

Intercâmbio

A participação na feira também propiciou à equipe da Secretaria da Fazenda ter acesso a novas tecnologias e ferramentas que podem ser aplicadas na rotina da administração pública, além do contato com o conhecimento técnico de outras prefeituras, como destaca a diretora de Tributos Imobiliários da Semfaz, Ignêz Souto.

“Sem dúvida, além do acesso ao que há de mais atual no mercado, também pudemos participar de cursos e oficinas com especialistas em diversas áreas que interessam a gestão dos projetos que estão em operação em Aracaju”, disse.

O MundoGEO Connect 2023 reuniu cerca de 5.000 visitantes e 120 empresas, com atividades variadas entre cursos, seminários, workshops e fóruns, que envolveram aproximadamente 180 palestrantes, além de rodada de negócios do setor espacial e competição de startups. O evento acontece de forma presencial desde 2011, em São Paulo, e na edição do ano passado também contou com participação de Aracaju em sua programação.