Prefeitura participa da solenidade alusiva aos 88 anos da OAB/SE

Procuradoria
12/05/2023 06h00

O procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade alusiva aos 88 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), que aconteceu na noite de ontem, 11, no auditório da Caixa de Assistência aos Advogados de Sergipe (CAASE). O evento teve a participação do advogado, jurista e professor Dr. Carlos Ayres Britto, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2003 e 2012, tendo sido presidente da Corte e presidente do Conselho Nacional de Justiça, em 2012. Na ocasião, ele foi homenageado com a Medalha Tobias Barreto, honraria conferida pelo reconhecimento da sua atuação na advocacia.

“Os advogados sergipanos foram premiados com a palestra do ex-ministro e ex-presidente do STF, professor Carlos Ayres Britto, nesta noite festiva. Nada mais oportuno celebrar o aniversário da OAB, celebrar a democracia que foi o tema da palestra do jurista sergipano, pois sabemos que a OAB e a democracia mantêm entre si uma relação simbiótica porque não existe democracia sem uma advocacia forte e também não existe uma advocacia forte sem democracia. E o pilar, o elemento central dessa relação é, de um lado, a Constituição Federal, e do outro, a OAB, essa autarquia, instituição tão essencial que é pela luta dos valores democráticos mais importantes da nossa república federativa e democracia brasileira”, destacaou o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso.

Após a palestra proferida pelo homenageado, Dr. Carlos Ayres Britto, que ressaltou a democracia e fez um recorte histórico sobre o regime político, destacando nomes como do jurista e poeta sergipano Tobias Barreto, o presidente da OAB/SE, Danniel Costa, agradeceu a presença de todos e parabenizou aqueles que fazem a advocacia sergipana. “Cabe a esta casa zelar pelo Estado Democrático de Direito e justiça social. E temos orgulho de dizer que a OAB nunca se absteve dessa responsabilidade, pois muitos fizeram dessa caminhada uma trajetória histórica da nossa advocacia, que transcendeu fronteiras e sempre se mostrou forte e atuante, participante ativamente dos grandes momentos do estado. Sim, cumprimos a nossa missão e foi desse estado que saiu grandes juristas, a exemplo do sergipano Carlos Ayres, que foi presidente do STF e CNJ. Sempre fomos gigantes na advocacia”, afirmou.