Prefeitura atualiza profissionais da Academia da Cidade sobre treinamento funcional

Saúde
12/05/2023 16h10

A Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceira entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), concluiu nesta sexta-feira, 12, a capacitação sobre treinamento funcional oferta aos profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC), com o objetivo de atualizá-los.

Realizada em dois momentos e iniciada em março, a capacitação envolveu todos os 30 profissionais do PAC. De acordo com o professor doutor Marzo Edir da Silva Grigoletto (UFS), o treinamento funcional tem o objetivo de preparar o usuário para as atividades do cotidiano, prevenindo-o contra lesões, retardando o envelhecimento e evitando doenças crônicas como hipertensão, obesidades e diabetes.

“Nestes dois dias de capacitação, compartilhamos experiências com esta modalidade, que é o treinamento funcional. Sempre procurando melhorar a funcionalidade do sujeito, que é a capacidade que o indivíduo tem de realizar funções, como empurra um carrinho, segurar uma criança, mudar um móvel do lugar. Aqui, nosso foco foi orientar sobre a saúde através de sessões de treinamento divertidas, dinâmicas e em grupo, com a colaboração dos alunos de doutorado e mestrado nas ações do treinamento”, explica.

Segundo o coordenador do PAC, Walter Igor dos Santos, depois desta capacitação os profissionais repassarão o treinamento funcional com os alunos dos polos do programa. "No treinamento funcional, são utilizados pesos ou outros materiais e até o peso do próprio usuário. Vamos trabalhar a musculatura do corpo do aluno através de exercícios aeróbios, melhorando a autonomia, ajudando na adaptação para novos hábitos saudáveis e aprimorando as capacidades físicas”, enfatiza.

Para o profissional de educação física do polo do bairro Bugio, Douglas Brandão, a capacitação aprimorou ainda mais o conhecimento sobre a atividade física. “Com esta atualização, vamos dinamizar nossas aulas, e os alunos terão uma atividade física que proporcionará melhorar o condicionamento, disposição e autonomia para realizar as tarefas diárias”, orienta.
 
Também participante da capacitação, Louis Charles Araújo reconheceu a importância do curso para disseminar a informação sobre a prática do treinamento. “A capacitação, além da teoria, focou nos quesitos práticos da aprendizagem do funcional. Acredito na importância do conhecimento que fortalece a qualidade do trabalho e melhora a saúde dos usuários”, afirma.