Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju inicia curso de Astronomia Básica

Educação
13/05/2023 17h05

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), gerida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), iniciou neste sábado, 13, mais um curso de Astronomia Básica. Cerca de 90 pessoas participaram do primeiro dia da formação. O curso, que aborda teoria e prática,será dividido em três módulos e finalizado no próximo dia 20.

Durante este sábado, os participantes aprenderam sobre conceitos básicos da astronomia e medidas básicas. Na parte prática, serão dadas orientações sobre o uso do telescópio, envolvendo cálculos, medidas, montagens e noções básicas, dentre outros conceitos. Os dois primeiros tópicos vão explorar a história, nomenclaturas importantes para compreensão da astronomia e conceitos de medidas como ângulo e ano-luz.

De acordo com o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, as inscrições se esgotaram rapidamente. “Alcançamos a lotação máxima do espaço da CCTECA, no Parque da Sementeira, com participantes de todas as idades. Quem não conseguiu realizar a sua inscrição, até o final deste ano, outras duas novas turmas serão abertas, além de especializações voltadas aos professores das Ciências vinculados à Semed”, explicou Augusto.

Participação

O estudante universitário Jailton Costa conta que sempre teve o desejo de conhecer a CCTECA e aproveitou a oportunidade para se inscrever no curso de Astronomia Básica.

“Soube da realização do curso pelas redes sociais. Achei o espaço bem aconchegante e muito informativo, com várias salas interessantes e quero explorar o local completo. O curso também está sendo muito informativo e interessante. Estou aproveitando para anotar tudo, já que meus conhecimentos sobre astronomia são bem poucos e me interesso pelo assunto por conta dos filósofos pré-socráticos, que estudavam o céu”, conta o estudante.

Any Catarine de Oliveira é astrônoma amadora e frequenta a CCTECA desde criança. Por gostar bastante do tema, se inscreveu no curso e conta que tem sido bastante proveitoso.

“Gosto muito de astronomia. É uma área que quero seguir na vida e percebo um aumento no interesse da sociedade pelo assunto também, inclusive com mais participações nas observações com telescópios realizadas pela CCTECA. Estou adorando o curso porque a astronomia é algo que nos traz cultura, que expande a nossa mente”, afirma Any.