Prefeitura disponibilizará plataforma com informações sobre as árvores de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
15/05/2023 10h50

Prestes a concluir o Inventário de Arborização, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), avança na coleta de dados das árvores da capital sergipana. A previsão é que ainda neste semestre todo o projeto seja concluído e disponibilizado para a população através de uma plataforma digital, com informações sobre toda a arborização da cidade.

Na plataforma, a população terá acesso ao mapa da cidade de Aracaju com os pontos de cada árvore plantada, além de informações acerca do nome popular e científico, espécie da planta e o estado em que ela se encontra atualmente. “As pessoas poderão ter o conhecimento das árvores que estão nas avenidas, ruas e praças da cidade, de modo que o cidadão poderá saber todas as informações, inclusive da condição sanitária de cada árvore”, informa o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos.

Este projeto é parte do Planejamento Estratégico da gestão, que tem como principal foco tornar Aracaju uma cidade mais moderna, tecnológica e sustentável. De acordo com Alan Lemos, a partir do Inventário, a Sema poderá estabelecer prognósticos e traçar, de maneira mais efetiva, os planos e ações para a manutenção da qualidade ambiental do município.

“Vamos abrir inclusive uma área de comunicados para incluir informações relacionadas à situação de cada árvore, se ela sofre alguma ameaça, por exemplo, para que a gente possa ter uma melhor gestão deste parque de arborização da cidade”, ressalta.

Inventário
Com os dados da zona Sul já finalizados, as equipes municipais seguem realizando a coleta das informações na zona Norte, com dois terços concluídos já. Conforme o secretário, o levantamento de dados para o Inventário de Arborização é realizado por meio de um processo técnico qualificado. A perspectiva é que, a partir dos dados divulgados, a conservação e a arborização da cidade deem um salto qualitativo.

Ao finalizar o inventário, a manutenção da arborização da cidade será permanente, garantindo que toda árvore plantada pela Prefeitura de Aracaju seja cadastrada na base de dados da Sema. “Isso possibilitará que as gerações futuras que irão se debruçar sobre a arborização de Aracaju tenham uma condição muito melhor do que temos hoje, com informações atualizadas, podendo priorizar uma arborização específica, técnica e fundamental, em determinados locais que mais necessitam”, destaca Lemos.

A partir da quantificação e qualificação das árvores da cidade e das informações da coleta de dados, o inventário possibilitará que a Prefeitura realize uma atualização do Plano de Arborização Urbana de Aracaju. De acordo com o secretário Alan Lemos, deste modo, o cuidado e manutenção com as árvores da cidade será muito mais rápido e eficaz porque todas as informações sobre a planta já estarão catalogadas.

“Vamos poder acelerar um processo que é fundamental, que é a requalificação da arborização, que significa a manutenção das árvores, avaliação daquelas que possam ser substituídas de forma preventiva para evitarmos riscos à população.  As árvores têm um ciclo de vida, pois se trata de um ser biológico, então ela tem início, meio e fim. Antes do ciclo final, elas geram um risco que pode provocar acidentes com tombamentos. Com esse inventário vamos ter a informação atualizada da condição das árvores”, explica o gestor.