Prefeitura assina acordo de cooperação técnica com o Crea-SE

Defesa Social e Cidadania
15/05/2023 18h54

Nesta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). A formalização do acordo ocorreu durante sessão plenária realizada no auditório do Crea.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que o documento estabelece as condições e responsabilidades de cada ente, para a atuação conjunta e coordenada, em benefício da segurança da população.

"Esse termo reflete um grande benefício para a sociedade, pois visa contribuir, principalmente, com ações de prevenção e resposta em situações de desastres e, também, com relação a imóveis abandonados, áreas que tenham grande aglomeração de público e os eventos temporários em nossa cidade. Temos a intenção de fazer ações integradas e preventivas, para que tenhamos o olhar técnico, não só dos profissionais da Defesa Civil, mas também dos engenheiros do Crea", pontuou.

O secretário da Defesa Social acrescenta que, no que se refere às ações de resposta aos desastres ou eventos adversos que possam ocorrer, essa cooperação soma esforços para assegurar um rápido atendimento à população.

"Com o auxílio de engenheiros civis, eletricistas e geólogos do Crea, poderemos atender a essas demandas de maneira mais célere. Essa avaliação técnica é muito importante para que possamos salvar vidas", frisou o secretário Silvio Prado.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, salienta que o termo de cooperação assegura a continuidade do Núcleo Técnico de Defesa Civil. "Esse Núcleo objetiva que a Defesa Civil, integrada aos profissionais do Crea, possa atuar de forma conjunta em situações de eventos adversos, nos quais a capacidade de resposta da Defesa Civil atinja o seu limite, o que pode ocorrer diante de eventos extremos", indicou.

O termo foi assinado pelo presidente do Crea/SE, o engenheiro Jorge Roberto Silveira, que destacou, durante o seu pronunciamento, a relevância da parceria e o trabalho desempenhado pela Defesa Civil de Aracaju. Também esteve presente à solenidade a coordenadora de Programa e Projetos da Semdec, Rosimari Roiz.