Saúde de Aracaju apoia ações do Programa de Educação Previdenciária

Saúde
15/05/2023 21h00

A gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Waneska Barbosa, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 15, com o coordenador do Programa de Educação Previdenciária da Regional Nordeste do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Márcio Cardoso, para conhecer a proposta de promoção de ação de orientação e informação sobre direitos previdenciários direcionados à população aracajuana.

A reunião tratou sobre o acesso ao direito previdenciário por meio de informações seguras e disseminadas por agentes que atuam nos serviços públicos. Em Aracaju, segundo a secretária Waneska Barboza, os gerentes e assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possuem as características ideais para serem reprodutores de orientações e informações em função do conhecimento territorial de onde estão situadas as UBSs.

“Sabemos que a saúde tem uma grande atuação nos territórios porque lida com as pessoas e usuários, inclusive com um público de baixa renda que muitas vezes não conhece os seus direitos do ponto de vista da previdência. A ideia é que firmemos uma parceria de modo que possamos capacitar nossos servidores para intermediar e repassar essas informações aos usuários dos equipamentos de saúde. Informações que tratam sobre situações em que o indivíduo já tem direito a uma aposentadoria e desconhece; como solicitar e compreender passo a passo. O foco é apoiar a divulgação dessas informações para promover autonomia e assegurar os direitos dos cidadãos”, destacou Waneska Barboza.

Para tal, o curso Disseminadores, organizado pelo Programa de Educação Previdenciária do INSS, será direcionado para os servidores da Saúde Municipal a fim de capacitá-los, informa o coordenador Márcio Cardoso. Segundo ele, o propósito é criar uma comunidade previdenciária, afastando os possíveis beneficiários das chances de sofrerem golpes.

“O objetivo maior desse momento é o que chamamos de ação de orientação e informação. Estabelecer novas parcerias para que o programa de educação previdenciária possa cumprir o seu papel que é de orientar e informar a sociedade acerca de seus direitos e deveres previdenciários. Para além de levar informações aos servidores da SMS, nós também temos como alvo levar cursos para servidores que durante as atividades laborais possam ser disseminadores”, concluiu Márcio Cardoso.