Prefeitura conclui formação de guardas municipais em isolamento de local de crime

Guarda Municipal
16/05/2023 17h30

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em parceria com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) e a Polícia Científica do Instituto de Criminalística de Sergipe, realizaram o curso Isolamento e Preservação do Local de Crime que Envolva Material Biológico e Químico, nos dias 9 e 16 deste mês. A capacitação é voltada para guardas municipais da capital e convidados de Guardas Municipais de municípios sergipanos.

Ministrado por peritos criminais do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses e do Instituto de Criminalística de Sergipe, a capacitação prevê possibilitar a aplicação da legislação pertinente ao tema, compreender a execução das primeiras providências no local de crime, entender e identificar os procedimentos gerais de exames periciais e reconhecer a importância da preservação do local para a produção da prova material.

O diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, destaca a importância da parceria entre as instituições. "Essa interação entre as instituições é muito importante, essa troca de conhecimentos, de forma técnica, é inédita em relação à preservação de locais de crime que envolvam materiais biológicos e químicos. Essa capacitação visa tornar nossa capital ainda mais preparada para a resolução de crimes de forma célere", afirma Mendonça.

De acordo com Nailson Correia de Araújo, perito criminal do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses, há uma tendência em todo o país para que as Guardas Municipais e os Institutos de Criminalística estejam cada vez mais alinhados e atuem em conjunto.

"Basicamente, esse curso propõe dotar os guardas municipais do conhecimento necessário para atuar e colaborar com a perícia criminal na preservação do local, pois muitas vezes a primeira instituição de segurança a chegar no local de crime, hoje em dia, é a Guarda Municipal. Essa parceria entre os órgãos é fundamental e vem sendo difundida no Brasil inteiro. Para que os guardas possam ter o conhecimento necessário de como atuar é que estamos colaborando com os conhecimentos para a preservação do local que envolva, principalmente, material biológico e químico", explica Nailson.

O guarda municipal de Aracaju, Erivaldo Sales, aluno do curso, avalia como muito positiva a capacitação e as técnicas repassadas pelos peritos. "Todo o conhecimento adquirido no curso veio para somar na atuação capilarizada que é realizada pela Guarda Municipal de Aracaju. Em muitas ocasiões, somos a primeira instituição de segurança pública a chegar a um local de crime, inclusive homicídios, dessa forma, nada mais importante do que compreender de que forma podemos contribuir com o trabalho dos peritos criminais, maximizando a atuação destes na resolução dos crimes", afirma.