Maternidade Lourdes Nogueira dá sequência à Semana da Enfermagem com discussões técnicas

Saúde
17/05/2023 18h08

Uma programação alusiva à "Semana da Enfermagem", abordando aspectos técnicos e práticas relacionadas aos serviços de saúde prestados por uma maternidade. Este é o objetivo da programação promovida pela Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, desde a sexta-feira, 12 de maio - data em que se celebra o "Dia Internacional da Enfermagem" -, e que prossegue até o próximo sábado, dia 20.

Nesta quarta-feira, 17, a programação foi intensa, manhã e tarde, voltada à apresentação e discussão das principais temáticas correlatas à humanização, hemoterapia e reações transfusionais e segurança no centro cirúrgico.

A enfermeira obstétrica Sandra Rafaela Lapa, que possui duas décadas de experiência na atividade, iniciou a programação relevando os aspectos psicossociais presentes na abordagem e que alavancam o processo de humanização do atendimento às parturientes e seus familiares. "É preciso ressignificar o olhar para transformar o fazer. Essa é uma premissa que deve estar presente em todas as fases do atendimento, da recepção até a alta da paciente", destacou a palestrante, ao evidenciar os parâmetros éticos e técnicos que devem balizar a atuação de cada profissional na unidade.

Já a enfermeira doutora Ruth Cristini Torres, que é a assessora científica do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), ressaltou o aspecto preventivo que deve cercar todas as operações envolvendo a hemoterapia e monitoramento das reações transfusionais. "Esta é uma atividade que requer o máximo de atenção em todas as suas fases, uma vez que estamos lidando com recém-nascidos e com as puérperas, ambos em condições críticas quanto à imunidade e sensibilidade. Nossa meta é trabalhar em parceria e estaremos sempre à disposição para discussão dos aspectos operacionais e científicos da questão", frisou a convidada.

Fechando a programação do dia, a também professora doutora e enfermeira Pabliane Marinho, que atua no Hospital Universitário, vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresentou uma visão ampla sobre os mais recentes protocolos operacionais correlatos à segurança dos pacientes em ambiente de centro cirúrgico.

"Este é um tema relativamente novo nos protocolos de saúde, uma vez que a primeira normatização ocorreu nos Estados Unidos, em 1999. Em 2013, criamos os primeiros protocolos nacionais específicos sobre o tema e que vem evoluindo ao longo do tempo envolvendo as ações pré-cirúrgicas, cirúrgicas e pós-cirurgicas, exigindo dos profissionais a constante atualização. Por isso, é extremamente louvável essa ação da gestão da maternidade Lourdes Nogueira", evidenciou a palestrante.
 
Parceria
Para a enfermeira Luciane Katrine da Luz, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade, contar com o apoio e disposição de profissionais desse nível é de uma importância estratégica. "Trazer voluntariamente profissionais com a capacitação, experiência e nível técnico que tivemos hoje aqui é de uma importância ímpar para qualquer profissional de saúde. Ouvir os relatos, trocar experiências e tirar dúvidas com profissionais de referência é motivo de muita satisfação e orgulho para nós, que buscamos a excelência nos serviços que prestamos. Essas são parceiras que serão muito importantes no desempenho de nossas atividades", concluiu.