Gêmeas recebem alta na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Saúde
19/05/2023 15h19

Na tarde desta quinta-feira, 18, as primeiras gêmeas nascidas na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira receberam alta. Após 16 dias de nascidas, Helena e Heloísa, acompanhadas da mãe Adrielle Monique de Jesus chegarão, com saúde, à sua casa. Uma história de superação, na qual o valor da ciência e do tratamento humanizado fizeram toda a diferença. 

"Este era um momento esperado desde que soubemos da gravidez de gêmeas. Depois de muita expectativa, muita fé em todos os tratamentos e de toda a atenção que recebemos aqui na maternidade, finalmente, estamos indo para casa", relata, emocionada, a avó materna Jaqueline Nunes da Conceição. 

Ao nascer, no dia 2 de maio, Helena precisou de cuidados intensivos em decorrência do baixo peso, sendo encaminhada à UTI neonatal (UTIN), e a irmã, Heloísa, foi encaminhada à Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco). Com a evolução promovida pelas terapias aplicadas, elas evoluíram, ganharam peso e foram as primeiras pacientes da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca), onde recebem o contato pele a pele da mãe, intensificando a amamentação e fortalecendo os vínculos que irão eternizar a relação da mãe com as filhas. 

"Eu fiquei muito apreensiva, mas recebi muita atenção e muita paciência dos médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos, que me explicaram todas as fases. Senti que todos torciam por mim e por minhas filhas e me senti em casa, mesmo quando precisei ficar sem a companhia da família. Agradeço ao pessoal de todos os plantões por isso", registrou a mãe das gêmeas. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, comentou o tratamento ofertado na Unidade que garantiu o bem-estar das gêmeas. “Nossa maternidade mostra, mais uma vez, sua importância para a rede de saúde e o diferencial no serviço ofertado às mulheres e crianças. Tivemos o primeiro parto de gêmeos e as meninas receberam alta com saúde e em segurança”.

Estatísticas
Com 30 dias de funcionamento, completados no último dia 17, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira já realizou 217 partos, sendo 72 cesáreas e 145 normais, com 110 bebês do sexo feminino e 107 do sexo masculino. De Aracaju, foram 168 partos, dando origem a 84 bebês do sexo feminino e também 84 do sexo masculino, representando 77,06% dos partos realizados. 

Já foram recebidas na unidade parturientes de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itaporanga D'Ajuda, Aquidabã, Maruim, Muribeca, Nossa Senhora da Glória, Ilha das Flores, Pirambu, Brejo Grande e até uma do município baiano de Fátima. 

A unidade atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, e está situada na rua Procurador José Costa Cavalcante, 64, no bairro 17 de Março. O telefone de contato é o 3142-2776.