Café com Teatro recebe Jully Somar, atriz que interpetrou Billie Holiday

Cultura
19/05/2023 19h13

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), realizou nesta sexta-feira, 19, mais um encontro do projeto Café com Teatro, que tem como objetivo promover discussões voltadas à cena teatral e linguagens artísticas.

O encontro contou com uma palestra seguida por um bate-papo com a artista plástica Jully Somar, contando sobre o processo de caracterização da personagem Billie Holiday no espetáculo ‘Billie Holiday - A canção’, dirigido por Raimundo Venâncio e estrelado por Tânia Alves.

Jully falou sobre sua carreira e a pesquisa histórica, ambientando a personagem Billie Holiday no período em que a mesma viveu, observando a sua personalidade e sua forma de expressão artística. “O espetáculo traz muito o lado dos sofrimentos da vida dela, suas emoções, uma pessoa que sofreu muito mas que tinha um talento maravilhoso”.  

Houve ainda uma apresentação musical da oficineira Tânia Alves representando a própria Billie Holiday. Ela explica que o processo de retomar a personagem –  depois de tanto tempo parada – é sofrido, mas muito prazeroso. “O feedback mais significativo é o de Raimundo, que acompanha todo o processo, mas é sempre aquele medo de encarar novamente, de errar a letra ou o gestual. Pra mim, foi como se fosse a estreia novamente”, conta.

O poeta e cordelista Jacir Farias descobriu o Café com Teatro através de Zezito de Oliveira, que realizou uma palestra numa edição projeto no início deste mês, e desde então prestigiou todos os encontros. “O projeto é maravilhoso, estou vindo assistir sempre, independente do que seja no dia. Eu sou apaixonado por arte e café, se tem os dois pra mim está perfeito”, conta Jacir.

Haverá, ainda no mês de maio, mais um encontro do Café com Teatro, que acontecerá na próxima sexta-feira, 26, com dois alunos da Escola Oficina de Artes Valdice Teles apresentando monólogos de dois grandes personagens da dramaturgia, Hamlet e Medeia.