Prefeitura atualiza enfermeiros do Ambulatório de Feridas do Cemar Siqueira Campos

Saúde
22/05/2023 14h51

Com o objetivo de qualificar os serviços prestados pelos enfermeiros do Ambulatório de Feridas da Rede de Atenção Especializada (Reae), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira, 22, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), mais uma atualização profissional sobre inovações para beneficiar a assistência da população.

“Explicamos o custo-benefício do uso do curativo simples para o convencional, fazendo com que a equipe de enfermagem entenda como é o fluxo de compra e como são produzidos. Mostramos também a importância dos curativos e seus benefícios para o paciente e o município, chegando ao denominador comum, que é a cicatrização da ferida dos atendidos”, explica a enfermeira e especialista em Enfermagem Dermatológica Rafaella Rocha.

Segundo a gerente do Ambulatório de Feridas, Jussânima Oliveira, esta atualização tem como finalidade aprimorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais do serviço, direcionando e incrementando o plano de assistência prestada aos usuários.

“A equipe do Ambulatório de Feridas é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, especialistas em cirurgia vascular. Este ano, até o momento, já foram atendidos 2.739 pessoas no Ambulatório, que tem o serviço de porta aberta e atende exclusivamente casos de úlceras em pé diabéticos, úlceras venosas e arterial, lesões vasculogênicas em membros inferiores, ou seja, pernas e pés”, enfatiza

Serviço porta aberta
O acolhimento inicial no Ambulatório é feito pela equipe de enfermagem, que faz a primeira avaliação e encaminha para o cirurgião vascular. Depois da consulta com o médico, o paciente passa a ser atendido pelos enfermeiros, que fazem os curativos e orientam sobre o uso da medicação, que também é fornecida gratuitamente na unidade.

Enfermeira do Ambulatório, Débora Melo explica que essa atualização é muito importante para a equipe, porque proporciona uma reciclagem e o conhecimento sobre produtos novos inseridos no mercado e que pode otimizar na cicatrização mais rápida das lesões. "Trabalhamos com diversas técnicas e produtos, a exemplo de placas e bandagens especiais, específicas para o tratamento de feridas. Muitos pacientes chegam ao Ambulatório de Feridas correndo risco de amputação e a gente consegue recuperar”, orienta.

O Ambulatório de Feridas está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos, na rua Bahia, s/n. O acolhimento inicial é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao Cemar portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso ainda não possua o cadastro, é só levar original e cópia do RG e CPF, e comprovante de residência atualizado.