UBSs e Centro de Triagem prestam atendimento a crianças com síndromes gripais

Saúde
23/05/2023 15h30

Com o início do período de chuvas, quando historicamente a rede municipal de saúde registra aumento da busca por atendimento para crianças que apresentam quadros de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju orienta os responsáveis e pais sobre o atendimento pediátrico ofertado nas unidades geridas pela Secretaria da Saúde (SMS).

A SMS oferta atendimentos para crianças com quadros de síndromes gripais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 7h às 17h; e em 18 Unidade delas o horário é estendido, das 7h às 19h.

“O atendimento nas Unidades é porta aberta, ou seja, qualquer responsável pode levar a criança com sintomas leves em uma das UBSs mais próxima, independente do bairro de Aracaju em que reside. É importante também lembrar aos pais que, nesse momento, precisamos garantir a vacinação contra a influenza e a covid.Na capital, as salas de vacina das 45 UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h”, explica o médico William Barcelos.

Horário estendido
As unidades que possuem horário estendido, até as 19h, são: Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Antônio Alves (Atalaia); Geraldo Magela (Orlando Dantas); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Dona Jovem (Industrial); Joaldo Barbosa (América); Marx de Carvalho (Ponto Novo); Francisco Fonseca (18 do Forte); Augusto Franco (Farolândia); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Cândida Alves (Santo Antônio); Dona Sinhazinha (Grageru); Ávila Nabuco (Médice); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); José Machado de Souza (Santos Dumont); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos).

Sintomas e fluxo de atendimento
Além das UBSs, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza atendimento pediátrico no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, localizado na rua Josué de carvalho Cunha, 2191, bairro Coroa do Meio, unidade que funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo.

O Centro, que é referência em acolhimento a pacientes com sintomas gripais, funciona com serviço porta aberta e atende pessoas de todas as idades. É indispensável apresentar um documento oficial com foto e a carteira do SUS. A unidade dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta médica e testagem para detecção da covid-19.