Perimetral Oeste: trabalho social fortalece laços comunitários e discute sobre maternidade

Agência Aracaju de Notícias
18/05/2023 16h55

A tarde desta quinta-feira (18) foi de muita informação e interação entre a equipe do trabalho social e a comunidade do entorno da avenida Perimetral Oeste no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Lamarão, durante mais uma edição do "Recibo, Café e Bolo".

Realizada periodicamente, a ação do Trabalho Técnico Social é voltada para o acompanhamento das famílias que se encontram em moradia provisória, estimulando o convívio comunitário e o fortalecimento da cidadania, através da discussão de temas de interesse. Nesta edição, realizada ainda dentro do mês das mães, foram abordados assuntos relacionados à maternidade, como direitos sexuais e reprodutivos.

Segundo a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena, as conversas com os moradores são importantes para que possam tirar dúvidas sobre os seus direitos.

“Nós trouxemos essa temática ainda neste mês tão simbólico, em que comemoramos o Dia das Mães, o Dia da Família, para falar sobre os direitos que a mulher pode acessar, no que se refere aos direitos sexuais e reprodutivos, a exemplo da nova Lei da Laqueadura [Lei nº 14.443/2022].  Foi uma troca muito boa e já recebemos o convite para voltar e falar sobre violência contra a mulher”.

A assistente social Ayara Wanderley comemora o sucesso da ação e da roda de conversa. “Ficamos felizes por contar com grande presença da comunidade em mais essa atividade de acompanhamento das famílias em moradia provisória, que são aquelas que estão no bônus-moradia enquanto aguardam a construção do habitacional Lamarão. Também tivemos nosso plantão social acontecendo para dúvidas individualizadas e situações de atualizações de algumas informações. Foi uma tarde de muito conhecimento e convívio comunitário entre essas famílias, que estarão juntas também no conjunto habitacional onde irão residir”, destacou.

As moradoras que compareceram ao evento saíram satisfeitas com a palestra e com expectativas para as próximas edições. Eliana Valentim, moradora da Soledade, considerou a conversa de grande utilidade para a comunidade e reforçou a importância do comparecimento dos moradores. “Foi uma excelente palestra e agora vamos ter outros eventos. Quero que a comunidade venha comparecer, para ter conhecimento”, disse.

Ela convoca todas as mulheres a não se calarem diante da violência. “Mulheres, não se calem. Sempre falem o que está acontecendo, não vamos ser objeto de homem e nem da sociedade, vamos aprender a ter posição”, frisou.

O coordenador do Cras do Lamarão, Reginaldo Júnior, aproveitou o evento para convidar a comunidade a participar da Pré-Conferência Municipal que acontecerá no dia 25 de maio, às 8h, no bairro Lamarão, visando à participação dos moradores na elaboração das políticas de Assistência Social. “Esse é um momento importante porque a gente vai poder avaliar as políticas de assistência social, sugerir e apresentar outras propostas para serem avaliadas, a fim de que possamos construir juntos”, conclui Reginaldo.