Educação especial: Prefeitura promove formação sobre adaptação de atividades

Educação
24/05/2023 12h50

Com o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas para os profissionais que atuam com a inclusão educacional na rede, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando o curso formativo 'Adaptações de Atividades e Avaliações na Educação Especial e Inclusiva'. A formação está acontecendo nestas quarta e quinta-feira, 24 e 25, na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco.

O curso é organizado e promovido pela Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada e Educação (Ceafe) da Semed, sendo ministrado pelas professoras Maíra Ielena Cerqueira, também coordenadora da Coesp, e Teresinha Maria dos Santos. O público-alvo são os professores articuladores dos anos finais e os técnicos das Coordenadorias do Departamento de Educação Básica (DEB).

Durante os encontros, as ministrantes abordam a produção de atividades adaptadas aos estudantes público-alvo da educação especial, compreendendo quais são os transtornos, deficiências ou mesmo as altas habilidades para que, posteriormente, cada pessoa ou grupo presente possa pensar em como adaptar as atividades, o currículo e as avaliações para os estudantes em sala de aula. Segundo Maíra Ielena, este trabalho busca combater a romantização do ensino na inclusão educacional, no esforço de preparar os educadores para lidarem com os desafios do dia a dia.

"Sou professora de História e se estou falando sobre a revolução inglesa em sala de aula que tem aluno com deficiência intelectual, este pode apresentar certa dificuldade no que diz respeito aos marcos temporais, às datas, mas esse estudante tem uma noção boa de causa e efeito, compreendendo bem a ideia do fato e do contexto, não posso lhe pedir que decore decoreba de data. Tenho que lhe despertar o sentido de causa e efeito. Além disso, quais são as outras possibilidades? Como eu posso adaptar uma atividade de Matemática, Ciências ou Língua Portuguesa pensando nesses professores que já estão atuando? Este é o nosso objetivo", destaca Maíra.

Uma das participantes da formação é a coordenadora Arte-Educação da Semed, Dione Fonseca. Ela pontua a importância de todos os profissionais da Educação de Aracaju estarem inseridos e entenderem o processo que precisa ser trabalhado com este público alvo da educação. "Sou psicopedagoga e já acompanhei alguns alunos com necessidades especiais. A gente tem que se preparar pra trabalhar com esses estudantes porque quanto mais conhecimento tivermos sobre como lidar com eles, mais podemos ajudar a rede como um todo", expressa.

O diretor do Ceafe, Willams Santos, diz que a rede municipal de ensino da capital tem oferecido uma gama de oportunidades e de formação nesta área, tanto para docentes como para técnicos e gestores escolares, em função da procura cada vez mais crescente em relação às crianças público-alvo da educação especial.  De acordo com ele, a iniciativa é destinada a formar multiplicadores, além de promover o debate sobre como adaptar materiais e avaliações para pessoas com deficiência. A ideia é que os participantes do curso multipliquem as informação discutidas junto aos professores.

"É realmente um momento que a gente tem comemorado em razão dos avanços que temos obtido. Além da proposta deste curso, a cada sexta-feira do mês temos oferecido um curso de educação especial totalmente online para professores desta e de outras redes que queiram participar. Tem sido um sucesso fora do estado, inclusive, porque o pessoal tem acompanhado pelo YouTube e a procura realmente tem sido muito grande. Na semana que vem, vamos nos reunir com as professoras dos anos finais do ensino fundamental para multiplicar essas informações e auxiliá-los na prática pedagógica", detalha Willams.