Escola de Governo promove palestra sobre mediação de conflitos para servidores municipais

Planejamento e Orçamento
24/05/2023 18h07

Nesta quarta-feira, 24, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) realizou a palestra “Mediação de Conflitos”, com foco no serviço público. Durante o encontro, que reuniu servidores de diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju, foram apresentadas e discutidas teorias e práticas sobre como proceder diante de conflitos que surgem nos ambientes familiar e profissional, além de técnicas fundamentais para lidar com esse tipo de situação no sentido de condicionar as interações interpessoais no cotidiano.

A palestra foi ministrada pela especialista em Ciência da Propriedade Intelectual, Ma. Normandia Brayner, que destacou que a mediação de conflitos é um elemento fundamental na vida das pessoas. “O conflito, geralmente, é visto como algo ruim, mas ele também é bom quando trabalhado, e quando aplicados os procedimentos necessários. E é aí onde está a importância dos servidores estarem habilitados para atuar e superar esse tipo de situação com suas individualidades e potencialidades”, explicou.  

Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju de investir no crescimento intelectual dos servidores municipais. “Uma gestão que se preocupa em capacitar seus servidores é uma gestão humanizada, e seus servidores se sentem valorizados. E, a partir do momento que buscamos conhecer a melhor forma de lidar com conflitos, também estamos aprendendo sobre quais os procedimentos necessários para que possamos cada vez mais estar habilitados a atuar e superar esse tipo de situação”, disse a palestrante que também é advogada e docente de Direito.

Segundo o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, o tema é demandado por grande parte dos órgãos vinculados à Prefeitura. “O conflito e as contradições são a base do progresso, desde que tenhamos as técnicas e os métodos de como melhor resolvê-los. Então, esse foi o objetivo da nossa iniciativa, atendendo a essa demanda muito ampla dentro do conjunto de secretarias, sobre essa capacidade de resolver, mediar e encontrar as melhores soluções que contemplem os interesses e, no caso, de nós servidores e gestores, que solucionem os entraves e conflitos naturais para que possamos atender as necessidades da população”, disse.

Para o jornalista Hugo Sidney Brandão, esse tipo de ação é fundamental, pois permite aos servidores a discussão e a troca de experiência. “A gente consegue, aqui, elencar os principais elementos para formular uma atuação coerente dentro da mediação de conflitos. Diariamente nos deparamos com situações e demandas para as quais se faz necessário ampliar a nossa compreensão. Então, aqui a gente discutiu o aspecto técnico e a relevância social das questões, e esse é um aspecto fundamental que a gente vai usar como ferramenta de solução do problema”, pontuou.

Ainda de acordo com Hugo Sidney, que atua como assessor de Comunicação da Maternidade Lourdes Nogueira, “mais uma vez a Escola de Governo age de forma determinante, atuando de forma decisiva para fornecer ao servidor esses elementos que são imprescindíveis para que, no meu caso, consiga executar uma comunicação pública eficiente, didática, no sentido de estabelecer uma interação social cada vez mais produtiva”, falou.

Atuando em uma atividade na efetivação da segurança, a guarda municipal Crécia dos Anjos disse que esse tipo de capacitação é importante, pois permite aprender sobre como lidar com conflitos de origens variadas, sejam elas emocionais, disputa por espaços, entre outras. "A professora Normandia foi muito didática na capacitação e, acredito que, todos saímos com maior capacidade de resolução, inclusive, de como iniciar uma mediação de conflitos em ambientes como o ambiente de trabalho, ou no próprio seio familiar, por exemplo”.

Estiveram presentes à palestra servidores das Secretarias Municipais da Educação; da Fazenda; da Assistência Social; da Saúde; além da Empresa Municipal de Urbanização e da Guarda Municipal de Aracaju.