Saúde de Aracaju garante oferta de serviços para usuários do bairro Jabotiana

Saúde
24/05/2023 16h00

Em função das fortes chuvas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realocou alguns dos serviços das Unidades Básicas de Saúde Madre Tereza (Largo da Aparecida) e Irmã Caridade (Povoado Aloque), para equipamentos municipais do mesmo bairro, a fim de manter a oferta de atendimento aos serviços de saúde para a população.

A elevação do nível dos rios Poxim e Pitanga comprometeu o acesso e a infraestrutura das unidades, resultando em inundações e adiando alguns atendimentos e serviços. A UBS Madre Tereza foi transferida para o Cras de mesmo nome, situado em um local mais alto no Largo da Aparecida. A gerente Maria Cecília Vasconcelos Aragão explica que alguns serviços foram suspensos e outros transferidos para a UBS Manoel de Souza, no conjunto Sol Nascente.

“Estamos prestando assistência no Cras com o atendimento de urgência e atendimentos manuais. Vacina, curativo, farmácia, teste de covid e demais serviços estão ocorrendo nas UBSs que estão nos dando suporte que são Fernando Sampaio (Castelo Branco) e Manoel de Souza (Jabotiana). Na recepção do Cras, estamos fazendo a triagem na enfermagem e vai para o médico, à medida que ele prescreve receitas e exames nós encaminhamos para outras UBSs que estão nos dando assistência”, destacou Maria Cecília.

Além do atendimento médico com o clínico geral mantido, as consultas odontológicas para avaliação também podem ocorrer no Cras Madre Tereza, bem como visitas domiciliares a pessoas acamadas e restritas ao lar irão ocorrer normalmente pelo bairro. Os serviços de vacina, curativo, dispensação de medicamentos, teste de covid, sala de observação, visualização de marcações de consultas e exames e almoxarifado estão sendo concentradas na UBS Manoel de Souza para a população do bairro Jabotiana.

A UBS Irmã Caridade fica situada no povoado Aloque, em que a elevação do nível do rio impede o acesso até a unidade. Por essa razão, a equipe de trabalhadores está atuando na UBS Manoel de Souza, como explica a gerente Patrícia Gonçalves de Araujo. “Nós estamos dando suporte para a UBS Madre Tereza com alguns serviços, já que a unidade está funcionando no Cras Madre Tereza, e também à UBS Irmã Caridade. Toda a equipe de trabalhadores veio trabalhar dentro da UBS Manoel de Souza atendendo os pacientes referenciados”.

A retomada do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde para os locais de origem depende das condições climáticas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, os dois rios, de forma temporária, impedem a utilização das UBSs.

“O esperado é que sexta-feira esse volume já esteja bem reduzido, provavelmente no sábado será possível fazer a limpeza dessas unidades, a depender também da ocorrência de chuvas, naturalmente se ocorrer mais chuvas com intensidades significativas essa redução do nível do rio será atrasada. Possivelmente, acreditamos que a partir de segunda-feira essas unidades, ao que compete a questão de água, estaria possível de funcionamento”, ressaltou.

Moradora do Largo da Aparecida, a paciente Maria Salete Martins Santos, de 74 anos, não deixou de ir até o Cras Madre Tereza para realizar a consulta médica. Segundo ela, o atendimento aconteceu normalmente e agora aguarda o agendamento dos exames. “Mesmo com essa mudança toda por causa da chuva eu fui ao meu médico porque não gosto de faltar e preciso muito dos meus exames”, concluiu.