Prefeitura normaliza atendimento da UBS Irmã Caridade, no Aloque

Saúde
25/05/2023 15h57

A Prefeitura de Aracaju normalizou nesta quinta-feira, 25, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde Irmã Caridade, localizada na comunidade Aloque, bairro Jabotiana, após o nível do rio Pitanga diminuir e desobstruir a pista que dá acesso à UBS. A população referenciada na unidade estava obtendo atendimento na UBS Manoel de Souza, também localizada na Jabotiana.

A UBS Irmã Caridade funciona todos os dias, das 7h às 16h, com atendimentos médicos e odontológicos somente no turno da manhã. Também estão funcionando as consultas com equipe de enfermagem, os serviços de farmácia, realização de curativo, testes para covid-19, HIV, sífilis, hanseníase e exames de lâmina, além de outros tipos de exames encaminhados após consulta com a enfermeira.

De acordo com a gerente que responde pela unidade, Maria Cecília Vasconcelos Aragão, a vacinação e a retirada de insulina continuam acontecendo na UBS Manoel de Souza como medida de prevenção a possíveis quedas de energia, já que estes materiais necessitam de refrigeração adequada.

“Como o acesso foi liberado, os profissionais voltaram a atender na UBS Irmã Caridade, porém, estão aguardando o retorno das vacinas e das insulinas, este último para os pacientes que retiram na unidade e a vacinação para a população em geral. A previsão é de que seja liberado no decorrer do dia”, frisou.

Com o retorno da assistência à saúde dos moradores do Aloque, segundo a agente de saúde Edilene Maria dos Santos, uma média de vinte pacientes passaram pelo atendimento na unidade nesta quinta-feira.

A moradora Rosicleide Santos de Oliveira, de 49 anos, e o filho foram atendidos na unidade pela equipe médica. Ela conta que recebeu ligação informando que a consulta iria ocorrer e compareceu. “No meu caso, eu vim para os exames de rotina porque todos os anos faço um checkup. O meu filho está reclamando do ouvido, por isso viemos aqui para entender o que está acontecendo e a médica já prescreveu um remédio que eu consegui pegar aqui mesmo na farmácia da UBS”, destacou.