Prefeitura segue prestando apoio às famílias do Largo da Aparecida

Agência Aracaju de Notícias
25/05/2023 15h56

Desde a última terça-feira (23), momento em que as chuvas dos últimos dias começaram a se intensificar, a Prefeitura de Aracaju tem somado esforços para atender, sobretudo, as demandas de pessoas afetadas pelas consequências do grande volume pluviométrico.
 
A região mais afetada pela chuva foi o Largo da Aparecida, que foi impactado, ainda, com a cheia do rio Poxim. Por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a gestão retirou e segue acolhendo, no momento, 17 famílias em duas pousadas, sendo que uma dessas foi encaminhada para uma unidade de acolhimento provisório do Município. 

“Enquanto o rio não volta à sua normalidade, seguimos monitorando a situação dessas famílias e prestando todo o suporte de que necessitem. A Assistência Social está indo à pousada, todos os dias, levar almoço, jantar e o que eles precisem de necessidades básicas. No Cras [Centro de Referência da Assistência Social] tem uma equipe para os demais atendimentos, no que for necessário. Assim que a situação for normalizada, equipes da Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos] farão a limpeza das casas, para que as famílias possam retornar às suas residências em segurança”, pontua a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana. 

Uma das acolhidas na pausada é Jadisllaine Santos. Para ela, a melhor escolha foi ter saído do Largo. “Só não saiu quem não quis porque o pessoal conversou com a gente e explicou o perigo. Saí, principalmente, por causa dos meus filhos e cuidaram de tudo. Foi bem melhor”, revela. 

Junto a ela, Iberlandia Neuma de Lima também foi acolhida. “Foi importante para todos nós. Ajudou as crianças e a todos. Fomos retirados de lá antes do rio transbordar e foi muito bom porque, quando o rio transborda, enche de barata e outros bichos. Para mim, que tenho asma, ajudou demais. Além disso, tenho três filhos que vieram comigo, um de 10, outro de 12 e um de 16 anos”, conta. 

Outra moradora, Damiana Barbosa, se sentiu mais segura com o apoio da Prefeitura. “Além de tirarem as pessoas, cuidaram para que os móveis da gente fossem colocados em lugares seguros, então, para quem decidiu sair, foi muito melhor. Tudo o que a gente precisa, o pessoal está providenciando”, afirma. 

Monitoramento
Desde meados desta quarta-feira (24), não foram mais registradas chuvas intensas, apenas pequenas quantidades em curto período, no entanto, as águas do rio Poxim ainda não baixaram. Desta forma, equipes da Defesa Civil de Aracaju seguem monitorando essa e outras localidades de Aracaju, a exemplo do Robalo, e tomando os devidos cuidados e medidas.

Para os próximos dias, não estão previstas chuvas intensas, somente algumas pontuais que devem somar, no máximo, um volume de erca de 20 milímetros.