Prefeitura apoia iniciativa de mural modernista na Orla da Atalaia

Serviços Urbanos
28/05/2023 23h00
Início > Noticias > 100448

No fim da tarde deste domingo, 28, na Orla da Atalaia, houve o lançamento do mural modernista ‘Além da torre tem um arco-íris’, do artista e grafiteiro André Chagas. Em meio aos novos cenários e perspectivas visuais da cultura de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju, por meio Empresa Municipal de Espaços Públicos (Emsurb), apoiou a iniciativa realizada na pista de skate Cara de Sapo.

O projeto é parte do Prêmio Funarte Murais Centenário da Semana da Arte Moderna, que proporciona uma experiência única para os convidados na contemplação dos 105 m² de traços, formas e pinceladas de diversas cores que representam símbolos da cultura local.

Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o espaço público é importante como ferramenta de propagação da arte. “O papel da administração de espaços públicos é transformá-lo em uma fonte de forte representação pessoal, cultural e social. O lançamento do mural modernista é a representação e afirmação do nosso trabalho em promover aos jovens e sociedade, em geral o acesso à arte que transforma, enriquece e deixa os ambientes turísticos, como a Orla da Atalaia mais bonita”, destacou.

Quem visita o mural composto por formas geométricas, inúmeras peculiaridades e representações da biodiversidade se identifica com as referências culturais ao modernismo regional. Entre cores e pinceladas, o grafiteiro André Chagas se destaca por dar vida a vários projetos nas ruas de Aracaju.

“Quando me perguntam porque não fiz uma arte que tivesse elementos comuns da cultura do Estado, já que está instalada na Orla de Aracaju, sempre digo que aproveitei a oportunidade de reforçar nossa sergipanidade por meio de símbolos que não visualizamos com frequência em outras artes”, pontuou.

Dessa vez, o artista não estava sozinho em seus planos e uniu-se ao curador e jornalista Marcelo Rangel para execução do projeto ‘Além da torre tem um arco-íris’, que foi recentemente premiado pela Fundação Nacional de Artes Funarte.

"Essa era a dimensão que a Funarte queria para os murais desse prêmio, que fossem expostos em áreas turísticas, públicas e administradas pelo poder público, com o propósito de contribuir para a cena cultural da cidade. Na Orla da Atalaia, alcançamos esse objetivo graças aos vários estímulos culturais que o espaço recebe, como o som de calçada, a vila de artesanato, movimentos musicais e rodas de capoeira”, explica Marcelo.

Segundo o jornalista, o mural representa um "novo cartão postal para Aracaju", especialmente para que jovens tenham acesso à cultura com novas referências, "que talvez ainda desconhecem e assim provocar identificações". "Bem como os turistas transformados por esse passeio de compras junto a uma imersão cultural do Estado ressaltando o patrimônio cultural por meios de fotos, selfies e vídeos”, frisou.

Com concepções particulares, os artistas André Chagas e Marcelo Rangel também contaram com as habilidades dos grafiteiros Luiza Lacerda, a Shira, e Vitor Vinícius, o Boom, responsáveis pelas cores e expectativas do mural que está oficial exposto interminavelmente em espaço aberto ao público.

É arte inspirando pessoas, cores destacando as belezas da Orla da Atalaia e a Prefeitura de Aracaju empenhada em fomentar a sergipanidade.