Saúde mental: Caps Jael Patrício de Lima celebra 15 anos de funcionamento

Saúde
30/05/2023 14h30
Início > Noticias > 100462

Os pacientes, familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima celebrarão os 15 anos de funcionamento da unidade nesta quarta-feira, 31. Localizado no bairro Dom Luciano, o Caps Jael é gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
 
Em alusão à data, serão realizadas apresentações musicais, audiovisual, dança, teatro, desenho, sessão de autógrafo, uma série de atividades coletivas com mensagens e expressão artística livre, no auditório Antônio Vieira Neto, vizinho à Emef Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

De acordo com a coordenadora do Caps, Laís Almeida, nestes 15 anos a porta da unidade sempre esteve aberta a qualquer pessoa que buscasse o atendimento. "Ao chegar aqui, o cidadão é acolhido e avaliado por uma equipe técnica especializada. De segunda a sexta-feira, as portas do Caps Jael estão abertas em horário comercial, mas seu funcionamento é 24 horas, pois também temos acolhimento noturno, intensivo e semi-intensivo para a população aracajuana da zona Norte que precise de atendimento”, explica.

O acesso ao Caps pode ocorrer, também, por encaminhamento da Rede de Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde, e até por decisões judiciais. "Os profissionais do Caps traçam um projeto terapêutico singular, com definição de medicamentos e atendimentos necessários, além do desenvolvimento de oficinas terapêuticas, como dança e confecção de artesanatos, e atividades externas, a depender do caso”, enfatiza Laís.

Participação da família
Ainda segundo Laís, além de transtornos mentais, pacientes com casos de depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno de hiperatividade e déficit de atenção também são acolhidos no Caps. Os projetos terapêuticos desenvolvidos pelos Caps incluem a participação da família, devido ao seu papel psicossocial, que além de cuidar da saúde mental, cuida da reinserção social dos usuários.

"A inclusão social é um ponto fortemente trabalhado. Nós buscamos a reinserção social dessas pessoas, apostamos nesse tratamento que não exclua os pacientes, para que eles continuem com um vínculo com a comunidade. Além disso, a família do paciente também participa ativamente do tratamento”, reforça.

Atenção Psicossocial
Em Aracaju, a rede municipal de saúde dispõe de 6 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 14 Unidades Básicas de Saúde de referência em saúde mental e o Projeto de Redução de Danos e urgência mental, que complementam a linha de cuidado em saúde mental.

“Além do Caps Jael Patrício, contamos com outros quatro Caps, que funcionam 24 horas e têm acolhimento inicial aberto para pessoas que chegam por meio do encaminhamento ou por demanda espontânea. São eles: Caps Liberdade, para casos de sofrimento psíquico grave ou crônicos e Caps David Capistrano. Há, ainda, o Caps AD III [álcool e drogas] Primavera, na Atalaia; o Caps AD Vida, para o público infanto-juvenil, no bairro América; ambos atendendo toda a população aracajuana de acordo com a faixa etária de cada serviço”, detalha a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial [Reaps] da SMS, Camilla Albuquerque.

A Reaps dispõe, ainda, do Caps II Infantojuvenil D. Ivone Lara, no bairro Siqueira Campos, que funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e tem como público-alvo crianças e adolescentes com sofrimento psíquico grave. Para as situações que precisam de uma internação ou casos de urgência, há ainda a Urgência Clínica e Mental do Hospital São José, localizado na zona Norte de Aracaju.

Programação dos 15 anos do Caps III Jael Patrício de Lima

Quarta-feira, dia 31
13h30 - Sessão de autógrafos do Livreto “Sou Livre sem Medo” - José Carlos Cruz
14h - Abertura
14h10 - Poesia - Em contos, em cantos
14h20 - Canto  e coral carinhoso
14h30 -  Audiovisual
15h - Apresentação musical
15h25 - Dança - Apresentação Maria Maria - grupo As Jaelinas
15h40 - Teatro - Esquete: Encontros da Vida - grupo Vida em Cena
16h15 - Grupo Quioco com a participação de Higino no vocal e pandeiro
16h42 - Parabéns e encerramento