Conservação de espaços públicos estimula população a realizar atividades físicas

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2023 09h35

A prática esportiva é uma aliada importante na busca pela melhoria na saúde e qualidade de vida, além de ser benéfica à saúde mental e social dos indivíduos atuando no desenvolvimento do corpo e na interação social. Com este propósito, a Prefeitura de Aracaju, investe na conservação e construção de espaços adequados à prática de esporte e exercícios físicos.

O Parque Augusto Franco, também conhecido como Parque da Sementeira, é um dos espaços públicos da capital administrados pela Prefeitura apropriados tanto para o lazer da população quanto para a prática esportiva. Sônia Alcântara, de 61 anos, frequentadora do local, costuma fazer suas caminhadas sempre ao final da tarde e conta que o contato com a natureza é um dos motivos que a atraem ao parque.

“Esse parque é excelente porque temos contato com a natureza, a gente respira o ar livre, acho imprescindível. Cada dia que passa a gente tem estudos mostrando que a atividade física é primordial na saúde do indivíduo, principalmente para a mulher que precisa estar fazendo atividade física regularmente para trabalhar os hormônios”, conta Sônia que, além de caminhada, costuma fazer pilates e musculação.

O porteiro Edézio Souza, atleta há quinze anos, costuma frequentar o parque para treinar corrida e usar os aparelhos de ginástica. “Geralmente, eu faço alguns treinos funcionais em casa e uso o parque para fazer treinos específicos, como a corrida. O aparelho me ajuda também para fazer fortalecimento de braço, porque não faço apenas corrida, mas também calistenia que é esse treino de barras, flexões”, relata.

Participante dos 24 km da Corrida da Cidade de Aracaju, o atleta de 41 anos também elogiou a Prefeitura pela conservação do local e disponibilização de aparelhos para a prática de esporte. “Deu uma melhorada muito boa nos espaços para a prática de esportes. E isso incentiva criança, jovem, tira também do mundo das drogas e aqui tem muito atleta bom, a prática incentiva os jovens a iniciar a praticar exercícios”, elogia.

O investimento municipal em espaços para a prática de esportes chama a atenção também de quem passeia pela capital e costuma praticar atividades físicas em espaços abertos. Pela primeira vez em Aracaju, os paulistas Júlia Pontes e Pedro Friedericks contam que utilizam a Orla da Atalaia todos os dias para praticar skate e ciclismo.

“Eu gostei da pista de skate, é muito bem feita. Meu primo mora aqui e falou muito bem dela, viemos todos os dias, praticamente, todos os dias a gente aproveita para andar de bicicleta e andar de skate”, comenta Pedro. Para Júlia, o que chamou sua atenção foi o cuidado da Prefeitura com o local. “Aqui a gente vê tudo tranquilo, bem limpo, dá para praticar esportes tranquilamente”, reconhece.

Revitalização
Para facilitar o acesso da população aos espaços apropriados à prática de esportes, a gestão municipal tem investido também na revitalização e na construção de quadras poliesportivas nas praças da capital.

De acordo com Sérgio Thiessen, secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a implementação de quadras poliesportivas e de locais apropriados para a prática de esportes, a exemplo da quadra de futebol society do bairro Soledade, e da Estação Cidadania no Bugio, estimulam a população a criar hábitos saudáveis, seja a partir da prática de caminhada, corrida ou de exercícios de ginástica nos aparelhos de academia ao ar livre disponibilizados em áreas públicas da cidade.

“A revitalização das  praças, a reforma, tem sido marcante nessa gestão e isso atende a demanda da sociedade por espaços livres, para praticar o esporte, o lazer, a recreação, onde se tornam verdadeiros centros de convivência sociais, isso é muito importante”, declara o secretário.