Rede municipal de Aracaju já realizou 16,4 mil consultas de pré-natal este ano

Saúde
02/06/2023 11h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 16.492 consultas de pré-natal este ano. Em 2022, foram realizadas 41.904 atendimentos. Na atenção ao pré-natal, o Município disponibiliza um pacote de exames laboratoriais, e no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fornecem métodos contraceptivos.

“Na capital sergipana, o acesso aos serviços públicos de saúde é iniciado na UBS, que é a porta de entrada para a assistência às pessoas gestantes. As UBSs ofertam teste de gravidez, que se assemelha ao teste de farmácia, feito através da urina, e que pode ser feito a partir do sétimo dia de atraso da menstruação, a partir dele, a pessoa tem disponível outros serviços essenciais para a sua saúde, seja em caso de gravidez ou não”, explica a referência técnica do Programa Saúde da Mulher da SMS, Léa Matos.

Vínculo da gestante com a UBS
Léa reforça a importância da pessoa, ao constatar a gravidez, procurar o mais rápido possível iniciar o pré-natal para já começar o vínculo com os serviços de saúde.  Em Aracaju, o acompanhamento do pré-natal é realizado nas UBSs, que ofertam consultas com equipe multidisciplinar, atividades educativas, atendimento odontológico, além de testes rápidos de HIV, hepatites B e C, e sífilis.

“A pessoa gestante deve fazer no mínimo seis consultas de pré-natal, para verificar a pressão arterial, o peso, medir a barriga e escutar o coração do bebê, além de realizar diversos exames ao longo da gestação. Com os exames laboratoriais, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e o bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida, daí a importância da presença das gestantes em todas as consultas marcadas”, enfatiza Léa.

Pré-natal da parceria
Com a chegada do homem ao serviço acompanhando a gestante, é informado como será sua participação no pré-natal, parto e puerpério. O pré-natal da parceria envolve desde o início da gestação e se prolonga além do parto, lembrando que é um momento que envolve o casal, não só a mãe.

“Essa é uma chance para o parceiro cuidar mais da própria saúde, além de acompanhar a gestação da parceira, por meio da realização de exames de rotina em todas as unidades da capital, fazendo parte da paternidade responsável. O homem precisa ter esse alerta e o pré-natal ajuda nessas três frentes: a vinculação do homem com a UBS, a vinculação dele em relação ao papel de pai e ao tratamento também das doenças que possam vir a infectar a gestante e, consequentemente, o bebê”, orienta Léa.

Marcação pelo Portal e aplicativo da Saúde
Ao acessar o Portal da Saúde, no site da Prefeitura de Aracaju, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria: Agendamento de Consulta, Carteira de Vacinação, Visualização de Agendamento de Exames. Para ter o acesso, é preciso preencher um formulário disponível no site da administração municipal e fornecer e-mail, nome completo, número de telefone, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

Após o envio das informações, a equipe responsável pela análise dos dados tem até 30 dias para uma devolutiva sobre o cadastro. Quando todos os dados e documentos são fornecidos corretamente, é enviada, para o contato fornecido (WhatsApp, SMS ou e-mail), uma senha de acesso que poderá ser utilizada tanto no portal quanto pelo aplicativo. O login sempre será o CPF do usuário cadastrado.