Marinete do Forró anima turistas e aracajuanos em passeios pela cidade

Agência Aracaju de Notícias
02/06/2023 07h01

A Marinete do Forró, iniciativa da Prefeitura de Aracaju desenvolvida pela Secretaria do Turismo (Setur) em parceria com a Viação Progresso, continua na agenda das atividades que reforçam o Forró Caju 2023. Neste mês de junho, a marinete muda temporariamente o seu percurso, levando turistas e aracajuanos a conhecerem a orla marítima da Atalaia, um dos principais pontos turísticos da cidade, e uma parte da praia da Aruana.

A partir de agora, a Marinete do Forró terá passeios city tour panorâmicos em três horários: às 15h, 16h e 17h, todas as quintas, sextas e sábados, exceto nos dias 8 e 24 de junho. A diretora de turismo da Setur, Luciana Kariny, explica que há uma expectativa de aumento no interesse de turistas e aracajuanos, em participar da Marinete do Forró.

“A Marinete do Forró já é um produto consolidado da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo. Ela leva um pouco da nossa identidade, com o trio pé de serra, com o nosso casal junino, com o guia que vai falando um pouco das peculiaridades do nosso povo e da nossa cidade, dos nossos pontos turísticos. As pessoas que participam podem ver toda a zona hoteleira, nosso Farol, nossa vila junina. A expectativa neste mês de junho é de atender em torno de mil pessoas”, afirma.

Para participar do city tour da Marinete do Forró é necessário agendamento prévio pelo número (79) 9-9152-2790, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Recomenda-se que o interessado esteja no local de embarque com 30 minutos de antecedência para a retirada das pulseiras de acesso ao veículo. A saída e chegada da Marinete do Forró ocorre sempre em frente aos arcos da Orla da Atalaia.

Experiência
Na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, um grupo de 24 mães de assistidos da Apae teve a experiência de participar do city tour da Marinete do Forró. Ao embarcarem, nos Arcos da Orla da Atalaia, a animação tomou conta do grupo, que seguiu viagem embalado pelo Trio Piauí. A marinete fez um percurso até o Farol, retornando pela avenida Santos Dumont até a Praia da Aruana, voltando novamente para os Arcos. Por onde a marinete passava,  chamava a atenção de todos que estavam na avenida e que acenavam para o grupo.

O Trio Piauí tocou diversas músicas tradicionais de forró, animando o grupo de mães de assistidos da Apae a dançar com um pouco da cultura nordestina. Para Mônica Souza, presidente da Federação das Apaes no estado de Sergipe, esse foi um momento importante de descontração.
 
“Para nós, enquanto instituição defensora dos direitos das pessoas com deficiência, a Marinete do Forró, além de reforçar a nossa cultura e as nossa tradição, oportunizou hoje o fortalecimento de vínculos com as mães dos nossos assistidos. Quem cuida de uma pessoa com deficiência, vive 24 horas em função dela. Então essa foi uma oportunidade de essas mães terem um momento para elas”, disse Mônica.

Passageira desse tour animado, Márcia Araújo dos Santos demonstrou sua animação ao dançar forró e observar a paisagem da cidade. “Eu sou de Lagarto e vim conhecer a Marinete do Forró. Através dessa experiência, eu pude conhecer um pouco dos pontos turísticos de Aracaju. É uma atividade muito bem organizada e a Prefeitura de Aracaju está de parabéns”, declarou.
 
Opinião semelhante à de Maria Aparecida de Azevedo. “Eu sou do Rio de Janeiro, mas já moro em Aracaju há muitos anos. Apesar disso, ainda não conheço muito a cidade. Essa experiência na Marinete do Forró foi muito bonita, animada e gostosa, e pude conhecer alguns locais turísticos belíssimos da Orla da Atalaia”, afirmou.

Quem também esteve no grupo foi Josefa Maria  da  Cruz, que veio do povoado Colônia 13, em Lagarto. “Achei tudo muito lindo, espero que em breve eu possa voltar de novo. Achei a Orla da Atalaia muito bonita e gostei da animação do forró dentro da Marinete”, disse.