Secretário da Infraestrutura debate políticas de financiamento no 2º Fórum Unicidades

Infraestrutura
02/06/2023 09h24

Com o intuito de contribuir nos debates acerca de políticas de desenvolvimento urbano nas cidades brasileiras, considerando seus diferentes portes, o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, participa do 2º Encontro do Fórum Unicidades, que acontece este ano entre os dias 1º e 2 de junho, em João Pessoa/PB. O gestor é um dos vice-presidentes do Fórum.

As discussões, nesta ocasião, são voltadas para compreender desafios relativos a “Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano, Regiões Metropolitanas e Financiamentos”, e oferecem perspectivas singulares sobre temas como planejamento e desenvolvimento urbano, além do caso concreto do novo ‘Minha Casa, Minha Vida’, que será relançado pelo Governo Federal.

“Estamos discutimos temas como as principais políticas de financiamento para regiões metropolitanas, que agregam, ao mesmo tempo, grandes, médias e pequenas cidades, o que dificulta que políticas conjuntas beneficiem todas elas de forma igual. Então, cada uma delas exige uma ação diferenciada, peculiar, que vá produzir o melhor efeito. Nós estamos debatendo essas políticas, sobretudo em relação ao ‘Minha Casa, Minha Vida’, e vamos reivindicar alguns pontos no programa”, explica Sérgio Ferrari.

Os membros do Fórum, além de constituir esse posicionamento coletivo, compõem debates sobre sustentabilidade e planejamento urbano, e dividindo ideias e soluções para o futuro das cidades.

O 2º Encontro do Fórum Unicidades conta com representantes das gestões municipais dos municípios de João Pessoa (PB), Recife e Paulista (PE), São Leopoldo (RS), Campo Grande (MS), Jacareí (SP), Curvelo (MG), Niterói e Saquarema (RJ), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e São Paulo (SP).

O evento faz parte da grade de programação do encontro "Reflexões sobre o futuro das cidades", iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que conta com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, presidente da entidade.

Fórum Unicidades
O Fórum Unicidades foi criado em 2021, com a proposta de formar um espaço compartilhador de referências, com atividades para intercâmbio de ideias, conexão com outras redes de parceiros e envolvimento mútuo para captação de recursos federais, desenvolvimento de projetos e aplicação de instrumentos urbanísticos.

Outro aspecto importante que marcou a criação do grupo foi a celebração de 20 anos da criação do Estatuto da Cidade, marco legal que direciona o desenvolvimento e planejamento urbanos.

Hoje, são parte do Fórum representantes de 96 municípios, de todas as regiões do país. O Fórum é apoiado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e pela WRI Brasil.