Semana do Meio Ambiente sensibiliza estudantes em ação voltada à sustentabilidade

Meio Ambiente
05/06/2023 15h00

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Sema e da Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira, 5, uma oficina de reciclagem de pneus na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no bairro Centro.

A “Oficina de Puffs” despertou a criatividade das crianças participantes, que aprenderam a realizar o processo de corte, limpeza e pintura dos pneus, transformando-os em confortáveis puffs para uso em ambientes escolares e residenciais. Além de proporcionar uma nova função aos pneus descartados, a oficina mostrou a importância da reutilização como uma forma de reduzir a geração de resíduos e promover a sustentabilidade.

“A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade valiosa para envolver a comunidade e mostrar que pequenas ações individuais podem fazer a diferença no cuidado com o meio ambiente, e a oficina de reciclagem de pneus é um exemplo prático de como podemos transformar materiais que iriam para o lixo em objetos úteis e atrativos”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

Coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira destaca que o objetivo principal da ação é sensibilizar as crianças para que elas compreendam a importância da reutilização de materiais encontrados na sociedade.

“Hoje, estamos trabalhando com pneus, transformando-os em puffs, e mostrando a importância de descartar adequadamente esses objetos, que se descartados de forma incorreta podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde, como o surgimento de larvas do mosquito da dengue, entre outros. A partir dessa conscientização, também abordamos a questão da coleta e do descarte regular desses objetos. Mostramos que é possível reutilizá-los, prolongando sua vida útil e ajudando o meio ambiente como um todo”, completa a coordenadora.

A Semana do Meio Ambiente é uma importante iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju em desenvolver uma cultura de respeito à natureza e à preservação dos recursos naturais. O evento visa sensibilizar a população sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e promover a conscientização sobre a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente.

“Eu vejo essa oficina de maneira bastante positiva, acredito que isso ajudará muito as crianças a olhar para materiais que são descartáveis de uma forma diferente. Acredito que, como Secretaria do Meio Ambiente, nós temos que trabalhar essa mentalidade nos mais jovens e tentar sensibilizar as pessoas, pois o lixo nunca deixará de existir”, destaca o estudante de teatro e integrante do grupo de Educação Ambiental da Sema Isaías Ferreira.

A coordenadora pedagógica Carla Novaes ressalta que esta ação é extremamente fundamental, pois as crianças precisam compreender a importância da reciclagem e ensinar as famílias nesse processo de aprendizado, “inclusive utilizando os pneus, que ao invés de ficar juntando água, gerando doenças, possam construir puffs como esses aqui da oficina ou até mesmo instrumentos que podem ser utilizados em casa, no jardim, na decoração, ou seja, tornando-se algo útil.”