Semana do Meio Ambiente: palestra aborda desenvolvimento sustentável de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
05/06/2023 16h29

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), promoveu nesta segunda-feira, 5, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, palestra sobre o desenvolvimento sustentável da cidade.

Realizada na TV Sergipe e ministrada pelo secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a palestra contou com a participação dos colaboradores da empresa. A discussão em prol do meio ambiente também contou com uma apresentação dos representantes da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

De acordo com o secretário Alan Lemos, além de difundir um tema tão importante para a sociedade, a Semana do Meio Ambiente é fundamental para reforçar a conscientização da população acerca das atitudes que devem ser adotadas visando a preservação ambiental. O gestor reforça que manter o meio ambiente equilibrado é um direito de todos, portanto, é dever tanto do poder público como da sociedade, defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

“Essa ação da TV Sergipe traz a discussão com o município de Aracaju, com a Secretaria do Meio Ambiente, com a cooperativa de reciclagem, para que no dia municipal do Meio Ambiente busque a reflexão, a conscientização dessa problemática que é muito relevante. O plano ambiental é um problema que envolve ação do poder público, ação firme, controle, licenciamento, fiscalização, mas exige acima de tudo uma conscientização, quando a sociedade está consciente do seu papel, como ela pode agir para que a gente tenha um ambiente melhor para todos, o esforço coletivo vai ser colocado para aquilo que é melhor”, explica Alan.

Ter uma cidade cada vez mais verde e sustentável é um dos pilares que norteiam as ações adotadas pela Prefeitura de Aracaju. Durante a palestra, além de abordar avanços para aprimorar o desenvolvimento sustentável da cidade, o secretário apresentou alguns dos principais projetos da Sema que visam a redução dos impactos ambientais e o crescimento da cidade a partir de políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

“Hoje, nós temos, por exemplo, nessa semana do meio ambiente, ações nas escolas do município para que as crianças sejam engajadas, que elas possam participar, que possam ter esse espírito de envolvimento desde cedo. Tudo isso reforça a posição da Prefeitura na condição e no sentido de fiscalizar, de agir, de plantar mais árvores, de trabalhar na conservação do meio ambiente”, pontua o gestor.

A coordenadora de Recursos Humanos da TV Sergipe, Vanessa Oliveira, conta que a realização da palestra partiu de um convite da emissora para a gestão municipal, com o objetivo de agregar conhecimento acerca do tema. Segundo ela, a empresa já realiza ações que visam a sustentabilidade, a exemplo da coleta seletiva, e todos os anos, durante a Semana do Meio Ambiente, busca realizar novas atividades para motivar os funcionários.

“Essa ação já acontece há algum tempo na empresa, buscando incentivar ainda mais os colaboradores, já trabalhamos com a coleta seletiva, trazendo também para o ambiente de trabalho nas salas e para poder melhorar e cuidar melhor do meio ambiente”, ressalta Vanessa Oliveira.

A palestra contou ainda com a participação dos representantes da Care, que trouxeram à tona a relevância da coleta seletiva para a redução dos impactos ambientais. De acordo com a tesoureira da instituição e representante do Movimento Nacional das Catadoras de Materiais Recicláveis, Socorro Soares, a reciclagem é um dos pilares da sustentabilidade.

“Tirando os resíduos do meio ambiente, teremos um lugar mais limpo, além do que os resíduos sólidos retirados é sustentabilidade para catadores de materiais recicláveis que vendem o material coletado. No bairro Santa Maria, temos uma cooperativa de catadores que se chama Care, no 17 de Março, outra cooperativa chamada Cores [Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria] e nos outros municípios tem outras cooperativas onde os catadores podem retirar esse material da natureza e vendê-los, servindo também como uma forma de sustento. O plástico, principalmente, é um material retirado que o ser humano não tem esse cuidado de reciclar, joga na natureza, joga nos rios e isso afeta os peixes, as águas e o nosso meio ambiente”, explica Socorro.

Para o analista de Recursos Humanos da TV Sergipe, Deivid Moura, participar da palestra lhe proporcionou esclarecimentos sobre o tema, bem como sobre a forma de deve agir para se somar às ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju. O funcionário disse que, a partir de agora, irá multiplicar o conhecimento, repassando para outras pessoas.

“Muito gratificante, inclusive a participação do secretário, trazendo uma forma mais clara e mais dinâmica sobre conscientização. A palestra foi muito esclarecedora, não só para a empresa, mas também para a gente multiplicar as informações que recebemos aqui hoje”, elogia o funcionário.