Emsurb realiza ações em alusão à Semana do Meio Ambiente

Serviços Urbanos
05/06/2023 18h11

No âmbito da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal Serviços Urbanos (Emsurb), elaborou um cronograma para intensificar a limpeza de pontos estratégicos na cidade, com realização de limpezas de manguezais e trabalho da equipe de educação ambiental.
 
A ideia é despertar na população uma reflexão sobre a importância de cuidar do ambiente em que vivemos. Nesta segunda-feira, 5, foi iniciada a primeira ação que inclui o recolhimento de resíduos descartados irregularmente pelas equipes operacionais, com o apoio do grupo de educação ambiental no manguezal situado na Praia Formosa, zona sul da capital.

Na programação, estão incluídas iniciativas ambientalistas também nos manguezais do bairro Santa Lúcia e na avenida Beira Mar, além de blitz nos mercados municipais e na Orla da Atalaia e, por fim, na sexta-feira, 9, um mutirão de limpeza em toda a faixa de areia na Praia da Cinelândia.
 
Entre os objetos coletados, foram encontrados diversas embalagens plásticas, restos de isopor e alimentos, além de máscaras hospitalares e garrafas PET. O excesso de descarte irregular, em sua maioria realizado pela própria população, atinge a vegetação típica da cidade, caracterizada por raízes aéreas o que facilita o acúmulo de resíduos na região. 

O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, esteve presente à ação e detalhou a programação de serviços de limpeza executado pela Prefeitura de Aracaju. “Elaboramos um cronograma intensificando as ações recorrentes que a Emsurb realiza diariamente, dessa vez priorizamos a limpeza de regiões comuns do bioma da capital, como os manguezais e as praias junto à equipe de educação ambiental. A intenção é alcançar o máximo de espaços e servir de exemplo para a população a respeito do descarte correto do lixo. Conscientização é ato essencial quando se fala de meio ambiente”, considerou.

O supervisor da Educação Ambiental e da coleta domiciliar diurna da Emsurb, Eduardo Lima Dantas, foi um dos responsáveis pela organização das ações de limpeza junto à Equipe de Educação Ambiental. “Estamos atuando em áreas mais críticas, onde há acúmulo de lixo e a educação ambiental para somar junto no trabalho de conscientização da população, principalmente, na Praia Formosa, um local de fácil encontro de resíduos que vêm dos oceanos e do descarte irregular de transeuntes”, ressaltou.

A educadora e orientadora ambiental Maria Wiliane de Souza atua diretamente em todos os serviços de coleta e para ela é indispensável salientar que a educação ambiental não funciona somente na teoria, "mas é preciso existir a prática". "Hoje é comemorado o Dia do Meio Ambiente e como pauta temos o estímulo às discussões atuais sobre a poluição plástica. É nítido que o plástico é um dos mais coletados, por isso, acredito que para transformações a longo prazo precisamos de mais sensibilidade à natureza e um despertar do olhar crítico, que depende de cada um de nós”, afirmou.

“A Emsurb sempre vai priorizar uma cidade limpa, temos um compromisso com a sociedade aracajuana. Por isso, trabalhamos em prol de ações efetivas para minimizar os impactos do descarte irregular. As expectativas para os próximos anos é avançar em equipamentos e ferramentas tecnológicas para facilitar a limpeza junto aos nossos agentes”, destacou o Presidente da Emsurb, Bruno Moraes, 

Em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, com o tema “Porque ainda reciclamos tão pouco?”, o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida, ressaltou os serviços prestados para o gerenciamento da limpeza urbana de Aracaju, como a coleta domiciliar do lixo, coleta seletiva em parceria com as cooperativas, a criação dos ecopontos, cata-treco, ações das equipes de educação ambiental e os Ponto de Entrega Voluntária, os serviços regulares da limpeza de canais.

“Uma das maiores dificuldades é a conscientização da população. Somos uma cidade limpa porque não paramos de limpar. Esse momento marca a transparência dos serviços realizados pela Emsurb que estão disponíveis à população. Além de todos os avanços na coleta seletiva e também das dificuldades nos avanços com respeito à importância dos cidadãos atuarem nesse processo”, conclui.