Prefeitura promove formação sobre cultura de paz para secretários escolares

Educação
06/06/2023 15h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem promovendo uma série de ações para garantir a segurança e combater a violência no ambiente escolar. Nesse sentido, nesta terça-feira, 6, realizou o curso formativo 'Fortalecimento das Escolas para a Construção de uma Cultura de Paz'. Destinado aos secretários escolares da rede, o evento ocorreu no auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos.

Organizada e ministrada pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), a formação visa expandir o conhecimento de cada profissional acerca do combate às violências nas escolas e fomentar a cultura de paz entre todos os membros da comunidade escolar.

"Essa é a grande proposta do curso: trazer os tipos de violência, comunicação, a não violência, empatia, os agentes da cultura de paz e todas essas questões. A nossa intenção é que essas pessoas se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos aqui, é importante que eles saibam lidar com certas situações ou em como acolher o estudante ou os pais. Até a forma deles falarem com os alunos pode promover a pacificação. Muitas vezes o jovem, por exemplo, só quer ser ouvido", destaca a coordenadora da Coped, Analice Marinho.

O curso contou com palestras, diálogo e dinâmicas entre os participantes. Psicóloga e técnica da Coped, Larissa Aragão afirma que o conteúdo explanado hoje é como uma semente plantada que logo renderá bons frutos, com ações sendo multiplicadas entre todos os agentes do ambiente escolar.

"A base da cultura de paz é o diálogo e a escuta. A gente precisa ouvir o outro, abrir esse espaço para que as outras pessoas consigam falar, se expressar, e para que ele também possa trazer as questões dele. Aí sim, vamos conseguir trabalhar como um todo. Por exemplo, hoje tem secretários aqui que conseguem falar sobre quais são os acontecimentos dentro da escola que os aflige e outra pessoa pode ter conseguido sanar na escola deles e dizer como conseguiu solucionar", explica Larissa.

Secretária escolar na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro Olaria, Shirley Brian diz que um curso como este tem a importância de ressignificar a prática no dia a dia escolar, fazendo os profissionais perceberem sobre onde é possível melhorar e não se acostumarem com alguns hábitos da rotina profissional.

"Às vezes, o fato de você estar acostumado com aquela conduta, com o dia a dia, com a dinâmica, não lhe permite perceber que você pode evoluir ou melhorar, mas tudo começa de dentro pra fora. Quando você se sente importante, sente-se protagonista da história e vai analisar, isso te leva a entender que tudo começa de mim para os outros. Por isso, estou amando e acho uma formação maravilhosa, bem oportuna. As profissionais foram escolhidas, realmente, a dedo. São psicólogas extremamente capacitadas, com as falas muito bem apropriadas", expressa Shirley. 

Além dos cursos formativos para diferentes áreas profissionais dos que estão nas escolas, também está sendo realizado o projeto Tecendo em Teias, que abrange diferentes ações destinadas aos alunos e suas famílias. Como técnica da Coped e psicóloga, Alaine Oliveira pontua que essa e as demais iniciativas do setor para combater os diversos tipos de violência no ambiente escolar foram intensificadas nos últimos meses e já apresentam resultados satisfatórios.

"Essas iniciativas da Coped vêm sendo utilizadas como instrumento de mudança mesmo. Com isso, os membros das escolas entendem que são vistos e que não estão sozinhos. Então a gente cria um ambiente, cria um vínculo. Além disso, é importante fazer um trabalho de identificar quando eu for vítima e quando sou agressor porque a dinâmica da violência pode se tornar um ciclo e, para que haja mudança, precisamos identificar e reconhecer este tipo de comportamento", comenta Alaine.

Secretário escolar da Emef Professora Letícia Soares de Santana, do bairro Santos Dumont, Getúlio Prado destaca que o aprendizado recebido na formação vem a agregar de forma considerável na sua rotina profissional. "Para a gente veio a somar bastante. Todo o conhecimento abordado hoje foi passado de forma fácil, para sabermos como agir em determinadas situações do dia a dia, levando em conta a questão da empatia. Tudo isso podemos utilizar na escola, mas lá fora também, na vida", declara.