Prefeitura e Estado alinham fluxos da Vigilância Sanitária para os festejos juninos

Saúde
02/06/2023 14h00

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) participou nesta sexta-feira, 2, de uma reunião conjunta entre as Vigilâncias Sanitárias de Aracaju e do Estado. Com o objetivo de estreitar as relações e alinhar os fluxos, foram tratadas as principais questões sanitárias de competência de cada ente para definir as melhores estratégias de atuação a fim de proporcionar a melhoria dos serviços oferecidos à população e promover ações mais eficientes para a coletividade.

De acordo com o diretor Jurídico e de Vigilância Sanitária e Ambiental da Saúde de Aracaju, João Vitor Burgos Mota, o foco é estabelecer estratégias de atuação das vigilâncias sanitárias municipal e estadual.

“É um encontro técnico e ao mesmo tempo muito estratégico para que possamos traçar os melhores caminhos e fazer com que a vigilância tenha a efetividade que a população merece e precisa, sobretudo em um momento de festejos juninos com grandes aglomerações. Do ponto de vista sanitário, existe uma série de cuidados a serem tomados com os diversos serviços ofertados, a exemplo de restaurantes, fornecimento de alimentos por parte dos ambulantes e na observação correta na manipulação do gelo, por exemplo. Essas definições de atribuições que temos feito com a vigilância estadual são fundamentais”, destacou.

Na oportunidade, considerando o início dos festejos juninos, também foram discutidas novas técnicas para otimizar a cooperação entre as partes a fim de viabilizar a realização de eventos de acordo com os protocolos sanitários. Dessa forma, a Vigilância Sanitária Estadual irá atuar no Arraiá do Povo, com um ponto fixo e estratégico durante todos os dias do evento. Definiu-se ainda que o Forró Caju e outros eventos juninos realizados na capital ficarão sob a atuação da Vigilância Sanitária de Aracaju, de modo a otimizar os serviços sanitários e garantir maior segurança à população.

A coordenadora de Vigilância Sanitária da SMS, Maria Meneses, avalia como positiva a troca de experiência entre os dois órgãos, "principalmente nessa época de festejos juninos, ocasião em que são realizados vários eventos na capital, os quais precisam ter a mesma garantia de segurança e qualidade das demais estruturas e eventos que já são acompanhados ordinariamente pela Vigilância Sanitária”.