Obra do Centro Dia para acolhimento de idosos segue com avanços na estrutura

Obras e Urbanização
07/06/2023 10h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue com a construção do Centro Dia do Idoso, no bairro José Conrado de Araújo. O equipamento, que é erguido no Centro Social Urbano (CSU) situado na rua Alagoas, vai acolher idosos em situação de vulnerabilidade social.

A obra avança com a conclusão dos pilrares. No momento, são feitas as formas de vigas e implantadas as ferragens nas vigas aéreas. Também foi iniciada a instalação da rede sanitária, com as caixas de passagem para o esgoto.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a unidade representará um avanço no atendimento a pessoas na terceira idade.

"Este será o primeiro Centro Dia voltado para o público idoso na capital, e isso representa muito em termos de assistência social. Será muito importante para ajudar idosos que têm problemas na execução de suas atividades diárias, então esse suporte é fundamental para que tenham uma boa qualidade de vida. A obra segue sendo executada em um ritmo satisfatório e o prédio disporá de uma estrutura mais que qualificada para a prestação de serviços públicos”, pontua o gestor.

Com um investimento de R$ 1.854.156.13, a unidade ocupará uma área de 303,57 m² e contará com varanda, recepção, espaço multiuso, refeitório, cozinha, despensa, depósito, áreas de serviço, espaços de atendimentos coletivo e individual, administração, almoxarifado e academia ao ar livre. Além disso, a quadra será reformada com equipamentos para a prática do futebol, vôlei e basquete.

Centro Dia
O Centro Dia é um equipamento socioassistencial destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.

Podem ter acesso ao equipamento pessoas idosas que dependem de cuidados para a realização de suas atividades diárias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: isolamento social, confinamento, falta de cuidados adequados, alto grau de estresse do cuidador familiar, entre outros; bem como usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Este equipamento, que será o primeiro do tipo na capital sergipana, disponibilizará profissionais como assistente social, educador social, cuidador, educador físico, entre outros.

Centro Dia para Pessoas com Deficiência
Em Aracaju, a Assistência Social possui um Centro Dia para pessoas com deficiência, que está localizado na travessa Canaã, no bairro Pereira Lobo, e possui uma equipe de 12 profissionais, entre assistentes sociais, educadores sociais e cuidadores.

O equipamento atende a 34 usuários com idades entre 18 e 59 anos, com deficiência visual, cognitiva e física, e pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista.

Para ter acesso ao equipamento, o cidadão pode procurar a unidade ou também ser encaminhado a ela por meio da busca ativa, via outros serviços da Assistência Social, como Cras, Creas e, também, a partir do Ministério Público.