Emsurb notifica comerciantes instalados irregularmente nas proximidades da Ceasa

Serviços Urbanos
07/06/2023 16h32

Como parte do trabalho de organização dos espaços públicos durante o ciclo junino na capital, a Prefeitura de Aracaju efetuou, na manhã desta quarta-feira, 7, uma ação voltada a orientar comerciantes instalados de forma irregular em frente à Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa). Feita por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a operação teve como principal finalidade coibir a ocupação indevida de áreas de uso coletivo, o que, entre outras problemáticas, pode ocasionar prejuízos à trafegabilidade e o aumento de descarte irregular de resíduos na região.  

Durante as abordagens, realizadas de maneira inteiramente educativa, os fiscais repassaram as devidas recomendações aos ambulantes, os quais receberam também uma notificação formal, em que foram comunicados de que terão um prazo de 24 horas para deixar o espaço. No total, foram distribuídas seis notificações, sendo três delas fixadas em estruturas de vendas que estavam montadas nas proximidades do centro de abastecimento e cujos proprietários não estavam presentes no momento da ação. 

Este mesmo trabalho de orientação foi direcionado às ocupações comerciais irregulares situadas no canteiro central localizado no cruzamento entre as avenidas Mamede Paes Mendonça e Gentil Tavares. Conforme explica o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, ambos os locais serão monitorados com o objetivo de evitar novas situações como estas. 

“A Emsurb continuará fiscalizando estes locais para, justamente, assegurar o cumprimento desta medida e evitar cenas como a que as equipes se depararam no dia de hoje, em que uma grande quantidade de resíduos havia sido deixado em meio ao canteiro, representando um risco ambiental que tende a ser maior em dias de chuvas”, detalha o gestor. 

Como alternativa, os ambulantes poderão comercializar na área interna da Ceasa Aracaju ou em outros espaços previamente autorizados pela Prefeitura de Aracaju, mediante cadastro que pode ser feito no setor de Protocolo da Emsurb, localizado na portaria do Parque da Sementeira. 

De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, na capital, três áreas são reservadas à comercialização de milho e fogueiras, durante o ciclo junino: a Praça Dr. Ranulfo Prata (Cruz Vermelha), situada no bairro Getúlio Vargas; o canteiro central da avenida José Carlos Silva (nas proximidades do Mercado Municipal Vereador Milton Santos), no conjunto Augusto Franco; bem como em um espaço situado na avenida Delmiro Gouveia, no bairro Coroa do Meio.